terça-feira, 12 de junho de 2012

Entrevista: Tammy Luciano


Tammy Luciano
Saudações, caros leitores do Policial da Biblioteca! A entrevista hoje é com uma autora cujo mais recente livro tem gerado uma série de análise das mais distintas qualificações nos blogs literários e, como sou uma pessoa de grande curiosidade, resolvi conferir o que essa obra tem para causar tanto debate. O que eu achei? Vocês podem conferir isso na resenha que escrevi. Espero que vocês gostem de ler esta entrevista, assim como eu sempre adoro as oportunidades de dialogar com escritores.


Antes de começar a entrevista, quero agradecer pela sua simpatia e por nos ceder esta entrevista. “Garota Replay” não foi uma leitura do tipo que costumo fazer, porém, como mencionei na resenha, o livro conseguiu alguns pontos comigo devido a alguns detalhes e por ele pude perceber que você é uma escritora capaz de prender o leitor mais avesso a um tema.
Bem, sem mais alongamento...vamos às perguntas...
1 – Tammy, primeiramente gostaria que você comentasse como foi lançar “Garota Replay” e o que você pensou quando viu toda a movimentação que se formou ao redor do livro com resenhas das mais distintas opiniões.
Ah, eu fiquei muito feliz. Comemorando, claro! O livro está com 89% de aceitação no Skoob (dados junho de 2012). Eu estou nesse mercado há muitos anos e acho que isso me ajudou a viver esse momento da melhor maneira. Porque apesar de ser um lindo momento, tem sempre pressão. Tenho recebido muito carinho dos leitores, o retorno está sendo muito positivo, mas claro a gente não consegue agradar todo mundo e as opiniões são mesmo distintas, como você disse. O livro está sendo muito comentado, muito falado, ninguém pode dizer que ele passou sem ser notado na Blogosfera literária. Eu leio tudo que escrevem sobre o livro. Aliás, li essa semana um cara dizendo que eu não me importo com as resenhas negativas. Isso é uma inverdade. Aceito não curtirem o livro, afinal ninguém é obrigada a adorar minha escrita, mas falar por mim, não aceito. Fiz uma página, listei mais de 150 resenhas positivas no meu site, mas isso não quer dizer que eu seja arrogante de não ler quem não curtiu e não reflita sobre essas observações. Leio e releio as resenhas que não aprovaram o livro. Eu nunca disse que sou a melhor escritora do mundo, que me acho a tal. Mas não posso reclamar de nada, Garota Replay está sendo mais falado do que imaginei e estou muito, muito feliz.  
2 – Como foi o seu processo de escrita para esse livro?
Eu fiquei um ano escrevendo Garota Replay. Escrevi o livro apaixonada pela história. Desde o começo tinha na minha cabeça escrever um livro como se fosse um filme. Garota Replay não tem cena extra, ele é intenso, escrito de uma vez só porque eu queria essa pegada cinematográfica, em uma respirada só. Amo quando um leitor me diz: Tammy, li o livro em uma sentada só! Ou quando dizem que querem Garota Replay nas telas dos cinemas. Eu pensei muito nisso quando escrevi. O momento da Thizi não tem pausa, ela vive uma grande mudança na vida, amadurece e encontra com ela mesma de uma maneira muito especial. Eu também queria falar dos amores que começam com uma amizade e fico lisonjeada quando as meninas dizem que estão apaixonadas pelo Tito. Acredito que no mundo real existam caras como ele. São raros, mas existem. Eu não sabia o final, fui surpreendida com os acontecimentos da história, assim como o leitor quando está lendo. Fico muito feliz com os comentários de que o final surpreende.
3 – Como mencionei na resenha, percebi que esta obra em particular parece ser pensada mais diretamente para o público juvenil, estou certo? Foi isso que você queria mesmo? Como tem sido o retorno deste grupo?
É, é uma história mais juvenil que meu livro anterior, Sou Toda Errada. Mas é claro que fico feliz quando recebo e-mail de pessoas com outras idades, dizendo que adoraram o livro. Meu editor me disse que a esposa dele é super criteriosa, é uma grande leitora e adorou Garota Replay. Ele me contou isso, me dando parabéns. Então tenho recebido um retorno muito bacana das mães dos leitores. Outro dia, em uma livraria, a gerente me disse: Parabéns! Falou isso olhando nos meus olhos, então eu acho que acertamos. Eu sempre dediquei meu trabalho para o público jovem. Desde as crônicas que eu fazia no JB Online em 1997, até as peças de teatro e poemas juvenis que escrevi, passando pela biografia da Fernanda Vogel que era uma jovem... Eu só estou dando continuidade a um trabalho de 20 anos. O retorno é muito especial, os leitores são super queridos, especiais, escrevem e-mails, seguem no Twitter. Fiz inclusive uma página especial para os leitores no meu site, eles merecem meu enorme obrigada.
4 – Além de escritora, você também é jornalista e atriz. Você tem planos de adaptar “Garota Replay” para os palcos? Achei que a narração do livro poderia ser facilmente convertida para a linguagem do teatro e como o livro é curto e possui um ritmo constante acho que seria legal ver como ficaria a produção.
Eu amaria, acho que o livro tem uma estrada linda pela frente. Como falei, a ideia é essa, uma pegada cinematográfica e quem sabe teatral. Mas eu não tocaria esse projeto, gostaria que outra pessoa fizesse para que não tivesse apenas o meu olhar no projeto. Sou Toda Errada teve uma peça em sua homenagem, quem sabe Garota Replay não vira filme? Vem muita coisa boa por aí. Eu hoje só trabalho para mim e para os meus projetos. Fico feliz de ter realizado meu sonho, de conseguir meu espaço. Sei de muitos escritores que não conseguiram ainda seu lugar ao sol e sei como é duro e difícil conquistar essa carreira. Aproveito para dizer que não desistam, batalhem, acreditem.
5 – Você já possui planos para outros livros? Você pretende manter o mesmo estilo de “Garota Replay” ou se aventurar escrevendo para outro público alvo?
Eu estou feliz escrevendo para esse público. Meu próximo livro é sobre uma personagem feminina, na faixa dos vinte anos também. Alguns leitores acharam a Thizi infantil, como se ela não pudesse ter vinte anos e agir como uma garota mais nova. Conheço mulheres de cinquenta anos que agem como se tivessem quinze. A vida não é formatada, definitiva e eu gosto de criar personagens com defeitos e questionamentos. O próximo livro vem com uma história familiar bem densa, cheia de segredos, a personagem sofreu abandonos, está reencontrando sua história. Espero que os leitores adorem o livro.
6 – Por fim lhe cedo um espaço caso queira deixar algum recado para seus fãs.
Eu quero agradecer demais todo o carinho. Eu não tinha ideia de como podia ser especial. Nos últimos meses, desde que meu nome passou a ser mais falado na internet, eu vi como o apoio das pessoas pode ser valioso. Muito obrigada pelas palavras, torcida, atenção e dedicação de vocês em estar comigo, em recados lindos, divulgar meu trabalho... Que esse carinho volte dobrado! Muito obrigada! Aproveito para agradecer você, Ednelson, pelo convite. Muito sucesso para o seu Blog! Sejam sempre felizes. Beijo.
Como vocês puderam ver, pessoal, a Tammy foi super atenciosa na entrevista e ainda nos deu algumas palavras sobre o que está por vir. Confiram também o trabalho dela, afinal devemos sempre formar o nosso senso crítico e não sermos guiados sempre por palavras de outras pessoas. Abraços à todos e até outro momento!


Onde encontrar a Tammy no ciberespaço:

www.tammyluciano.com.br
www.youtube.com/tammyluciano
www.twitter.com/tammyluciano               

4 comentários:

  1. Ainda não li Garota Replay, mas conheço a Tammy por causa do livro sou toda errada. Não gostei muito da sinopse do livro, só que lendo a entrevista e como ela escreveu e tal, estou com vontade de ler e ter a minha opinião.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só conheci a Tammy após o lançamento de "Garota Replay". Sim, a Tammy consegue desenvolver uma escrita legal de acompanhar, pois do contrário acho que nunca leria este livro por tratar de algo que não me atrai a ponto de ficar "desesperado" pela obra. Certo, leia, analise e depois terei o maior prazer em conferir a sua perspectiva.

      Beijos!

      Excluir
  2. Muito obrigada pela oportunidade de falar com os leitores! Obrigada pelo apoio. Sucesso para o Blog!
    Bjinhos. Tammmy
    www.tammyluciano.com.br
    @tammyluciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, Tammy. Apoiar os talentos de nosso país é um dever, ao menos deveria ser visto assim por todos. Obrigado, sucesso para ti também em seus empreendimentos! ^-^

      Beijos!

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D