sexta-feira, 1 de junho de 2012

Entrevista: Celly Borges

Celly Borges
Saudações, caros leitores! Plena sexta-feira, eis um dia que parece representar todos os anseios da humanidade pelo descanso! Como relaxar ainda mais num dia como este? Acho que ler bons posts é uma alternativa! E quando esse post é uma entrevista com uma pessoa que além de escritora, também exerce o trabalho de revisora? Fantástico! Concordam? Por isso mesmo que estou trazendo até vocês a entrevista com a Celly Borges! Escritora, blogueira, revisora, tia de muitos "sobrinhos" adotivos (eu sou um deles! *-*) e com muitas outras qualidades! kkkkkkkkkkkk



Sobre a entrevistada:

Celly Borges Nasceu. Sobrevive.

É apaixonada pelos livros, mantém o blog “Mundo de Fantas no mundo dos livros” (mundodefantas.blogspot.com), onde escreve resenhas diversas e divulga a LitFan Nacional. Autora de contos nos livros Insanas... elas matam!, Extraneus 3 – Em Nome de Deus e Sociedade das Sombras. É revisora e editora do Selo Fantas de Literatura Infantil e Juvenil da Editora Estronho, organizadora de algumas antologias como Malditas – as casas têm atmosfera, VII Demônios e Mundo de Fantas. Também escreve literatura infantil e sua primeira aventura se chama Em busca do arco-íris de sonhos.
Vamos ao bate-papo...
Capa da antologia.
Antes de lhe fazer as perguntas quero agradecer pela oportunidade de lhe entrevistar, afinal admiro o seu trabalho, como escritora, revisora e blogueira, ainda acho você super legal (como não gostar com tamanha simpatia?) e me considero, como muitos, seu “sobrinho”. Agora vamos às perguntas, espero ficar à altura de seu brilho...
Primeiramente quero fazer algumas perguntas sobre o seu primeiro livro solo “Em Buscas do Arco-Íris de Sonhos”...

1 – Como surgiu a ideia de escrever um livro infantil? Confesso que fiquei surpreso porque os seus trabalhos até então foram do mais puro terror e eu não cogitava que você fosse se aventurar em um estilo completamente diferente.
Na verdade, já escrevia infantil há algum tempo, publicava no blog Mundo Fantástico de Cor, que inclusive dá nome à coleção que faz parte meu primeiro livro infantil, Em busca do arco-íris de sonhos, nesse blog também desafiava autores de literatura fantástica a escrever para crianças, e a experiência foi muito bacana.

2 – Como foi para você quando o resultado final foi realizado (o livro impresso)? Como está sendo o retorno das crianças ao seu livro? Eu admito que achei muito legal!
Nossa, o livro ficou tão lindo! Eu fiquei muito feliz, estou muito feliz com tudo, a Carolina Mancini fez um trabalho incrível com as ilustrações, M. D. Amado também, com a diagramação, agradeço muito aos dois. E as crianças e os adultos estão gostando muito, recebo comentários incríveis, fotos dos leitores com o livro, e o bacana que muitos estão comentando é a questão de ser ecológico, pois todo o livro (miolo e capa) é feito com papel reciclado... Está tudo lindo! (risos).

Capa da antologia.
3 – Apesar de o livro ser pensando para o público infantil, pois é sempre necessário incentivar a leitura nessa fase da vida, percebi que você se preocupou em não tornar a história algo “bobo”. Pelo que compreendi a mensagem do livro é que devemos sempre buscar a verdade das coisas e lutar pelos nossos sonhos, pois somente assim a vida pode adquirir beleza. Estou correto? Gostaria que você comentasse um pouco sobre isso. Por que você achou necessário escrever sobre esse assunto?
Desde quando criamos o Selo Fantas da Estronho, direcionado para crianças e jovens, pensamos na qualidade das histórias, queremos leitores que pensem, que debatam, que leiam e se encantem, e que tenham interesse em ir atrás dos sonhos. Sempre adorei o tema sonho, só podemos conseguir o que queremos dessa forma, seja o que for. Se a pessoa não tiver sonhos não é completa.

4 – Você planeja a curto prazo escrever outras histórias para o público infantil? Poderia nos dizer também se há planos para escrever mais algum livro solo? Talvez um de terror.
Na verdade já tenho algumas histórias infantis escritas, espero que se tornem livros logo. Tenho alguns planos para escrever livros solos, juvenis principalmente, mas falta tempo (risos).

Agora quero perguntar sobre a Celly leitora, revisora e blogueira...
A minha intenção com essas perguntas é permitir que os leitores do Policial da Biblioteca possam conhecer um pouco mais do ser humano que tanto se dedica à literatura em nosso país que lê tão pouco.

Capa da antologia.
5 – Como alguém que trabalha com livros é indispensável que você leia muito para saber como está a receptividade dos leitores a determinados tipos de histórias, quais são as novidades do mundo literário, além, claro, de buscar inspiração para os seus trabalhos. Desta forma peço que compartilhe conosco, por favor, um pouco do seu gosto literário. Quais autores você mais gosta? Como os conheceu? E por que eles são seus ídolos?
Sempre cito o meu mestre Michael Ende, que conheci através do livro que se tornou meu favorito, A História sem fim; Carlos Ruiz Zafón foi sem querer, na verdade, estava numa livraria atrás de A Menina que roubava livros e encontrei A sombra do vento, foi amor à primeira leitura (risos); Wilkie Collins, essa é uma história bacana, o livro A Pedra da Lua estava na estante do meu irmão, e sempre que olhava parecia que o livro estava me chamando, quando dei uma chance a ele, não me arrependi, livro incrível!, Charles Dickens é outro mestre, adoro a intensidade de seus textos, não lembro como o conheci. São tantos autores! (risos). Gosto como esses que citei escrevem, sem medo, com profundidade.

6 – Gostaria que você comentasse como foi o início de sua atividade profissional com os livros. Como é trabalhar na função de revisora?
Bem, estava eu certa tarde... (risos). M. D. Amado sabia que eu gostava de ler, sabia um pouco de gramática e perguntou se eu faria a revisão de Extraneus 2, aceitei porque já tinha feito algumas revisões para TCCs e outros trabalhos. Agora sou uma revisora... (risos).

7 – Agora quero lhe pedir um conselho. O seu blog (Mundo de Fantas) está comemorando 4 anos de vida e para um blog isso significa muito, pois às vezes a correria do dia-a-dia nos afasta de algumas coisas e acabamos deixando-as de lado, logo quero lhe perguntar: Qual conselho você pode dar para aqueles que querem atingir um feito como esse? O Policial da Biblioteca, se depender somente da Priscilla e de mim, viverá mais até do que nós dois.
Capa da antologia.
Olha, acho que tem que ser verdadeiro com você, primeiramente. Nunca deixei que o Mundo de Fantas se tornasse algo além do que eu posso manter ou se tornar como esses blogs da moda, a maioria sem conteúdo ou que precisa de mil parcerias para continuar existindo. Sempre levei o Mundo de Fantas como meu filho, cuido e mantenho como quero e os leitores gostam dele assim, verdadeiro.

8 – Hoje em dia estamos vendo que os livros estão se tornando cada vez mais interativos, pois além do próprio livro o leitor pode assistir book trailers, acessar sites dos livros, fazer download de material exclusivo, dentre muitas outras coisas. Você tem projetos que envolvam múltiplas mídias? O que você acha da possibilidade do Mundo de Fantas desenvolver um ARG? (Isso é uma sugestão minha).
Na verdade nunca pensei na questão. Acho que vou mantê-lo como um blog clássico (risos).

9 – Agora fugindo um pouco do selo Mundo de Fantas....será que você poderia nos dar algumas pistas sobre os futuros projetos da Estronho? As antologias são uma maravilha e fico roendo as unhas para saber o que está vindo.
Todos os possíveis lançamentos da Estronho/Fantas para 2012 estão em nossa agenda, estamos analisando algumas histórias para o ano que vem, mas ainda é segredo!
Obrigada pela oportunidade, pela atenção, divulgação e carinho sempre!

Capa do maravilho "Em Busca do Arco-Íris de Sonhos"!

Essa foi mais uma entrevista realizada pelo Policial da Biblioteca a uma pessoa que batalha pela literatura nacional! Abraços e até outro momento!



13 comentários:

  1. Mocinhos, obrigada pelo espaço, pelo carinho e pelo apoio! =)

    Beijo da tia hihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ow, Tia...a Priscilla e eu somos bons sobrinhos e gostamos muito de você! *-*

      Beijos, Tia! kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Adorei a entrevista.
    Celly sempre mandando bem, né? Risos!

    Sucesso para o blog e para a Celly *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs, obrigada mocinho, sucesso para todos nós. ^.^

      Excluir
    2. Que legal, Lucas. Se gostou da entrevista...volte sempre ao blog :) A Celly é muito legal, sem manda bem no que se propõe a fazer.

      Obrigado! Que todos possamos alcançar nossos sonhos! :)

      Excluir
  3. Muito legal ver o trabalho da Celly com os contos infantis esteja encontrando um caminho tão bonito, sucesso para você,mocinha. E também para o blog, que venham outras entrevistas como estas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, tia T. Estou muito feliz com o resultado, com todo o trabalho e com a entrevista do blog, gostei muito das perguntas =)

      Excluir
    2. Sim, a Celly está mostrando que é uma escritora completa e não somente uma escritora de terror. Tânia, muitas entrevistas acontecerão! xD Sempre visite o blog e você irá ler :D

      Excluir
  4. Aaaiiin...

    Tia Celly é uma Linda mesmo! ♥-♥

    O blog dela foi um dos primeiros que comecei a acompanhar quando descobri esta imensa Blogosfera...

    Me encantei pelos posts, pelos temas abordados e pela maneira com ela trata os leitores.

    Lí Insanas e gostei muito!
    Em busca do Arco-íris de sonhos está na lista da estante do meu futuro bebê Kevin!

    Sou fã de tia Celly!!!!

    A entrevista ficou show coração doce!!!!
    Parabéns pelo capricho e pela dedicação que vc tem com o Policial!!!!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anny! *-*
      Sim, a Celly é muito fofa xD Além de ser muito bom conversar com ela (Twitter), simplesmente adoro os textos dela. Sempre faço a entrevista pensando em deixar o entrevistado à vontade e quem vai ler interessado pelas perguntas. Não tenho noção teórica de jornalismo e faço tudo meio que na intuição. Sim, o Kevin vai amar "Em Busca do Arco-Íris de Sonhos"! Obrigado pelas palavras, Anny, amo demais quando você comenta no Policial da Biblioteca! :D Você tá no meu coraçãozinho, assim com a Tia Celly! \o/
      A Priscilla e eu sempre queremos que o Policial seja tão legal quanto o mundo fantástico que vivemos por meio dos livros.
      Beijos!

      Excluir
    2. Obrigada, crianças! A Anny é sempre presente!

      Daqui a pouco vamos criar a campanha "Venha logo Kevin" hihihi

      Beijos, foufos ^.^

      Excluir
  5. Bem legal, bem descontraída a entrevista da minha "chefa", kkkkkk! Minhas filhas adoram o livro da Tia Celly! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pense na felicidade que senti quando a Celly disse que gostou de ser entrevistada por mim! *-* Sério, admiro demais a Celly como pessoa, escritora e revisora! Ela é uma pessoa super legal de se conversar. :D Poxa, ter a Celly como "chefa" deve ser bom demais! kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D