sábado, 10 de março de 2012

Resenha: O Delator



“Os olhos dela se estreitaram. As palavras que ouvia soavam como delírios paranoicos. Mas a voz – e os olhos — pareciam perfeitamente sãos. Os olhos eram verde-marinho. Tinham uma honestidade e uma firmeza que poderiam representar toda a segurança de que ela precisava.” – Pág. 73.

Sinopse: Em uma noite chuvosa, no meio da estrada, um estranho fugindo de assassinos surge bem na frente do carro de Cathy Weaver. O comportamento delirante de Victor Holland dava a entender que se tratava de um homem à beira da loucura. Mas sua afirmação de que estava sendo perseguido poderia ser atestada pelo temor no olhar e pela bala cravada no ombro. À medida que as horas passam e os perseguidores se aproximam, Cathy não consegue evitar um único pensamento: ela estaria ajudando uma pessoa em perigo ou colocando sua vida nas mãos de um homem perigoso?

Análise

O delator foi um dos primeiros livros de Tess Gerritsen. Nessa fase inicial da autora as histórias românticas que se fundem ao elemento suspense/policial, marca que se acentuaria em suas futuras publicações, foram dominantes. O seu enredo tem alicerces que poderiam ser tranquilamente comparados a um filme de Hitchcock e simultaneamente aos melhores filmes românticos.

A autora se detém em diversas partes numa descrição minuciosa dos sentimentos entre Cathy e Victor que se desenvolvem em uma atmosfera de perigo e paranoia. A narração é tecida com uma habilidade que já anunciava a capacidade que a escritora poderia atingir. Todo o conteúdo afetivo que é transmitido pelos personagens ao leitor não é, em momento algum, entediante. Toda a linguagem sentimental é dosada com parcimônia e inserida em momentos apropriados.

Os leitores de Tess Gerritsen no Brasil que já a conheceram em sua atual fase podem começar a leitura sem qualquer temor de que ao termino do livro possam ter uma decepção. Costuma-se imaginar que um escritor em seu começo de carreira seja mais desleixado ou dotado de um estilo menos atrativo, todavia não é o que ocorre com Tess. Obviamente seu estilo de escrita está muito diferente, contudo isso não diminui a qualidade de seu trabalho.

Algumas das marcas que diferencia “O Delator” dos demais livros que já li dela é a caracterização de suas personagens femininas e a maneira de desenvolver a trama. Enquanto nos livros policiais as mulheres são construídas como seres de personalidade muito fortes, dotados de independência e que ofuscam muitas vezes a participação dos homens nos eventos narrados, em “O Delator” o foco oscila entre personagens que complementam a trama (coadjuvantes) e o casal romântico (protagonistas). Outra singularidade, como citei no início deste parágrafo, fica por conta do modo usado para fluir a trama. Em todos os livros que li da autora o mistério principal é experimentado em uma pequena dose nas primeiras páginas do livro, uma curta cena geralmente e que costuma se encaixar no contexto geral próximo do fim da obra, para depois desacelerarmos e irmos retomando a velocidade novamente até atingirmos o clímax, entretanto neste livro seguimos uma rota mais linear, indo da ignorância absoluta ao que está escondido no cerne do romance para a sua solução ou esclarecimento. Aliás, gostaria de deixar uma dica aqui, não leiam a orelha do livro, pois eventos que só são explicados depois da página 100 são revelados sem o menor respeito ao leitor. Acho que quando alguém se propõe a apresentar seja uma resenha ou um comentário mais simples sobre um livro deve ter muito cuidado com o que revela por meio de suas palavras, uma palavra fora do lugar pode acarretar infortúnio.

Victor representa toda a segurança que Cathy busca na vida, apesar dele estar fugindo de algo que ela desconhece, a segurança que ele transmite no olhar e em suas atitudes são dignas dos grandes galãs-heróis. Todavia essa figura de imponência não é inabalável como o célebre senhor Bond ou o herói de ação Rambo. Sua vulnerabilidade lhe concede um aspecto real e faz o leitor se sentir na companhia de alguém que realmente poderia existir e não de um claro produto de ficção. Já Cathy é uma mulher frágil, fato representado em seu corpo magro, baixa estatura, falta de perspectivas para a sua vida amorosa e casamento falido. Cathy não é o tipo de heroína ou mocinha que a todo tempo está exaltando a sua paixão de forma exacerbada como uma adolescente costuma fazer. Ambos possuem características que acabam transformando-os em um casal agradável de acompanhar. Houve instantes em que torci mesmo para a união deles e olhem que não costumo agir assim, exceto quando uma história consegue me capturar verdadeiramente.

O texto de “O Delator” é tão natural que até mesmo os leitores que costumam prolongar o seu deleite não conseguirão resistir a avançar cada vez mais páginas e talvez só larga-lo ao terminar. Eu o terminei em dois dias. A história não tem um grande mistério a ser solucionado, logo não existem grandes reviravoltas, entretanto as cenas de perseguição e fuga são de roubar o fôlego, orquestradas com um toque de mestre. Considerando que o livro não é dotado de um grande grau de complexidade não há muito que falar. “O Delator” é essencialmente uma história de amor contada de um jeito capaz de agradar um vasto público. Uma história em um estilo simples: A mulher que conhece o homem misterioso e se apaixona para depois se ver em uma rede de conspiração e perseguição. Recomendo!

Editora: Harlequin Books
Autor: Tess Gerritsen
Origem: Americana
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 320
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

4 comentários:

  1. Gosto da Tess Gerritsen. Já li dois livros, e tenho mais dois pra ler. A narrativa dela é dinâmica, e consegue dosar bem o suspense com o emocional sem ser piegas.
    Sobre orelhas que soltam spoilers... Ninguém merece, hein? ¬¬
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Tess sabe mesmo mesclar romance e suspense. No início da carreira ela escrevia história que iam mais para o lado romântico, mas sem ficar algo cansativo. Seus livros mais recentes tem um pouco de romance, contudo o suspense está bem mais forte e as tramas se baseiam mais em investigações cheias de reviravoltas.

      Excluir
  2. Estou muito interessada pelo trabalho dela, agora após ler essa postagem mais ainda! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem gosta de suspense Tess Gerritsen é um prato cheio.
      Beijos!

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D