terça-feira, 20 de março de 2012

Com cafés e livrarias, rua de Bagdá é considerada refúgio para a população


Endereço tem um dos mais famosos mercados de livros do mundo árabe. Fundada em 1932, a rua Mutanabi 'sobreviveu' a um atentado em 2007.

A rua Mutanabi em Bagdá, com seus cafés e um mercado de livros, um dos mais famosos do mundo árabe, é considerada um refúgio para os amantes da literatura, que encontram lá um alívio para seus sofrimentos, como os atentados e as preocupações do dia a dia.

Às sextas-feiras, esta pequena rua de pedestres da velha Bagdá cria alma nova, quando os donos de sebos organizam seus últimos achados nos balcões. Tentam atrair a atenção dos passantes declamando versos de Al-Mutanabi, um conhecido poeta árabe do século X, que parece zelar pelos presentes do alto de sua estátua.
Registro da rua Mutanabi, na região central de Bagdá, feito em outubro de 2010.  Endereço tem cafés e comércio de livros de segunda mão (Foto: Ahmad Al-Rubaye/AFP) 
Outros frequentadores - exclusivamente homens - saboreiam tranquilamente chá com limão ou fumam voluptuosamente o narguilé, no café Shabandar, um dos mais renomados da cidade.
Esta rua de Bagdá não foi poupada dos atentados, e dezenas de pessoas perderam a vida aí. Mas os visitantes estão decididos a não se deixar impressionar.
"Faz 30 anos que venho aqui", conta Kamil Abdulrahim al-Saadawi, um negociante de 59 anos. "Acordo às sextas-feiras dizendo que não vou voltar. Mas a rua Mutanabi é como a mulher amada, nos seduz".
A rua Mutanabi foi inaugurada em 1932 pelo rei Fayçal I, em homenagem ao célebre poeta Aboul Ta¯eb al-Mutanabi (915-965), nascido no que é hoje o Iraque.
Com menos de um quilômetro, a rua está situada entre o rio Tigre, sobre o qual está o monumento em homenagem ao poeta, e uma estrutura em forma de arco, decorada com uma de suas citações.
"A rua Mutanabi nada tem a ver com a realidade do Iraque; é uma ilha à parte", destaca al-Saadawi. "Enquanto do lado de fora somos confrontados com a violência e a imbecilidade dos políticos - a nossa realidade -, aqui encontramos o Iraque de nossos sonhos", acrescenta.
Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D