quinta-feira, 29 de março de 2012

Morre Millôr

Autor carioca se destacou em inúmeras atividades ao longo de seus 88 anos de vida.


 Millôr Fernandes (1923-2012) desenhou, escreveu, traduziu, criou roteiros e peças de teatro. Destacou-se em todas essas atividades. 
 
Esse raro autor, em sentido amplo, morreu ontem, aos 88 anos, em sua casa na Zona Sul do Rio, após uma parada cardíaca e falência múltipla de órgãos, segundo informou seu filho Ivan Fernandes. Millôr também era pai de Paula e tinha um neto, Gabriel.
 
A carreira do escritor, que nasceu no Rio, em 16 de agosto de 1923, começou aos 14 anos, no jornal O Cruzeiro. Ao longo da vida, colaborou com textos e como cartunista para inúmeros veículos de imprensa. Foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, grande referência de humor e importante publicação alternativa na época da forte censura do Regime Militar.
 
Sua estreia literária foi em 1946 com Eva sem costela – um livro em defesa do homem. Sete anos depois, montava sua primeira peça de teatro, “Uma mulher em três atos”. Publicou um total de 40 títulos. Seu último livro, A entrevista, foi lançado em 2011 pela L&PM. É fruto de uma entrevista de sete horas em que Millôr revela suas ideias e pensamentos.
 
Como tradutor, Millôr foi muito ativo e é apontado como o principal das obras de Shakespeare no Brasil. Verteu para o português obras clássicas como Rei Lear e outras de Molière, Sófocles, Bernard Shaw, Tchékhov e Tennessee Williams. 
 
Millôr também foi dramaturgo e roteirista, sendo que no teatro foi onde mais colecionou prêmios e sucessos – “Liberdade, Liberdade”, em parceria com Flávio Rangel, é um deles. Entre os roteiros, escreveu “Terra estrangeira” e “Memórias de um sargento de milícias”, adaptação da obra de José Manuel de Macedo produzida pela Rede Globo.
 
De acordo com a família, o velório está marcado para esta quinta-feira (29), das 10h às 15h, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio. Em seguida, o corpo será cremado numa cerimônia só para a família.
O site Millôr Online tem uma série de textos, ilustrações e brincadeiras do autor.

Fonte: Publish News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D