terça-feira, 13 de março de 2012

Resenha: As Aventuras de Tintim


Título: The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
Gênero: Animação
Ano de lançamento: 2011

Elenco: Daniel Craig, Simon Pegg, Jamie Bell, Andy Serkis, Cary Elwes, Toby Jones, Nick Frost, Tony Curran, Sebastian Roché, Mackenzie Crook
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish
Produção: Peter Jackson, Kathleen Kennedy, Steven Spielberg
Música: John Williams


Acredito que todo nerd que se preze, ao ver o nome de Steven Spielberg e Peter Jackson juntos, sabe que é motivo o suficiente pra conferir essa animação.

O filme se inicia com Tintim em uma feira de antiguidades, onde vislumbra uma réplica de navio – O Licorne - trabalhada maravilhosamente, que logo compra.  Em seguida, aparecem dois misteriosos compradores, capazes de pagar qualquer valor pelo pequeno navio. É claro que isso só aumenta a curiosidade de Tintim, que se recusa a vender a réplica, disposto a descobrir o segredo por trás dele, o que se mostra uma tarefa bastante difícil, já que tem a casa arrombada, é quase morto e raptado por causa da peça que carrega.

Depois de muitos acontecimentos, ele se encontra com o capitão Haddock - que tem uma grande importância para descobrir o segredo do Licorne – e juntos partem passando por vários cenários à procura de um grande tesouro.

Apesar de não ter assistido Tintim na TV Cultura – não que eu me lembre – eu me empolguei para ver o filme e gostei. Ele tem aquela mistura entre desenho animado e realidade, proporcionado tanto pelo gráfico quanto pelo enredo. As cenas são maravilhosamente bem feitas, e quando digo isso, não falo somente pelas partes onde há humor ou ação, as mudanças de cenário em si, são criativas, bem trabalhadas.

A técnica de captura de movimentos nos deixa maravilhados com a grande cadeia de movimentos e expressões dos personagens. É uma pena que o filme não tenha sido indicado ao Oscar por isso. É quase um preconceito, já que ele não pode ser indicado como animação por conta disso, mas os atores que deram vida aos personagens, também não tem reconhecimento. Não assisti o filme em 3D, mas ouvi falar que vale a pena.

Tintim tem aquele clima de Indiana Jones, onde eles procuram desvendar um segredo e se encontram em situações algumas vezes extremamente perigosas e outras um tanto divertidas.

O final possui, claro, um grande gancho para o segundo filme do que promete ser uma grande trilogia.
Como eu disse, não assisti ao desenho animado quando era criança e nem li os quadrinhos, mas quem o fez pode ter vários momentos de nostalgia com personagens famosos, como Milu, Dupond e Dupont e até o capitão Haddock. O filme dublado tem as vozes usadas na animação, ajudando ainda mais na nostalgia.

Só uma pequena dica aos cinemas, pelo menos alguns de Belo Horizonte: só porque o filme é animação, não significa que somente crianças irão vê-lo. Digo isso porque, como não tinha interesse em ver o filme dublado, tive que ir um cinema bem longe de casa pra conseguir encontrar Tintim na opção legendado, o que considero uma falta de respeito enorme, mas, o que importa é ganhar dinheiro, como sempre.
Mesmo sem conhecer quase nada de Tintim, gostei muito do filme e fiquei um pouco arrependida de não ter arriscado e visto a versão em 3D. Tem ação, daquele jeito das animações, mas nada muito exagerado, que te deixe pensando que está vendo um desenho qualquer e, claro, há o humor que tem suas pitadas singelas, porém que carrega grande importância.
Caso renha visto em 3D, por favor, me diga se vale a pena e o que achou, porém, como disse, mesmo sem gastar a mais para ver o filme com os efeitos ampliados, vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. Eu também não assisti aos desenhos da Tv, confesso que não gosto muito, mas como uma nerd, quando vi o nome Steven Spielberg tive que assistir. Meu maridão é fã da série por isso ele percebeu muitas referencias das outras aventuras ao decorrer do filme, porém eu não. Por isso, apos assistir ao filme com ele, fui baixar todos os desenhos para poder assistir e rever o filme e também perceber as referencias que o tio Steven Spielberg colocou!
    Também sai fusando na net várias curiosidades sobre o autor e os outros filmes que talvez virão! Sou uma boa nerd não?! Risos
    Adorei a resenha do filme, parabéns!

    Mega cheiros da Serena!
    site: leitorcabuloso.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostou de ver o desenho depois do filme? xD Vi uma notícia esses dias que a TV Cultura ia voltar a passar. Tenho curiosidade de ver. Abraços e bjus =*

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D