quarta-feira, 21 de março de 2012

Resenha: Identidade Paranormal (Shelter)

Título: Shelter
Gênero: Suspense/Terror
Ano de lançamento: 2010
Elenco: Juliane Moore, Jonathan Rhys Meyers
Direção: Mans Marlind e Bjorn Stein
Roteiro: Michael Cooney
Produção: Emilio Diez Barroso, Darlene Caamano Loquet, Mike Macari e Neal Edelstein
Música: John Frizzell


O filme começa com a psiquiatra Cara Jessup, explicando a alguns policiais que o assassino, Joseph Kinkirk - que diz sofrer de síndrome de múltipla personalidade - é uma farsa. Aliás, grande parte de sua carreira é para desmascarar essa idéia, provar que a síndrome de múltipla personalidade não existe.

O pai de Cara, Dr. Harding, que também trabalha na mesma área, pede a ajuda para um caso que, diz ele, ela irá achar muito interessante.
 
O nome do caso é David, um cadeirante, calado, tímido que foi preso por vadiagem. Ela conversa com David e não vê nada de muito anormal, nada que chamaria sua atenção, como o pai disse. Até que o Dr. Harding liga para a sala e David atende ao telefone. Dr. Harding pede a David para falar com Adam. Nesse instante uma transformação incrível acontece em David, ele se transforma em Adam, um garoto mais ousado. Cara faz a entrevista novamente constatando que Adam é completamente diferente, desde as respostas que deu na primeira entrevista, desde os relatos da infância. É diferente inclusive na questão física.
 
Ela fica um tanto cética com relação à dupla personalidade do rapaz e tenta ajudá-lo. Acaba descobrindo que não são apenas David e Adam e que o caso do rapaz está muito além de síndrome de múltipla personalidade. É algo maior, mais obscuro.
Cara se vê forçada a acreditar na história que lhe foi contada, pois depende disso para salvar pessoas próximas a ela, inclusive sua filha, Sammy. Ela entra em uma jornada que a crença em Deus é essencial.
A única coisa que não gostei no filme, foi o título dado aqui no Brasil. Qual o porquê de Shelter, que significa Abrigo e tem muito mais sentido, passar a ser Identidade Paranormal? É um desrespeito a nossa inteligência. Sinto-me ofendida com um título desses.

De resto, a trama, suspense, atuação tudo achei simplesmente ótimo. É um daqueles suspenses raros hoje em dia, com uma história boa e criativa que te prende na tela e um final muito bom.

Há muito tempo que não via um suspense desse tipo, daqueles que você acaba de ver e diz: Acabei de ver um filme muito bom.
Recomendo que não leiam sinopses que estão na internet (vide Wikipédia). Ela conta o segredo de David/Adam que só é realmente revelado com uma hora de filme. Não falei muito do filme, para não revelar surpresas que tenho certeza de que você gostaria de ver em vez de ler. 


3 comentários:

  1. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ver o filme!! Vou assistir com certeza!! Dica anotada!!

    Agora em relação às traduções... realmente sofremos. Desde títulos completamente sem noção com a estória até erros grosseiros durante a legenda (a dublagem nem comento - nem assisto filme quando só tem dublado no cinema - DVD legendado sempre!). Talvez a desculpa que eles tenha seja que um título como "Identidade Paranormal" chame muito mais atenção do que "Abrigo" (chamou bastante a minha atenção, por isso vim ver do que se tratava.) A questão é a seguinte: Tradutores não tem o direito de trocar o título de um filme, livro, etc... para aumentar a publicidade! Quem deu determinado título tinha uma intenção. Títulos digamos "apelativos" chamam a atenção, nos acostumamos a atender a esses chamados o que gera um círculo vicioso... títulos originais não chamam a atenção do telespectador então são trocados, logo o telespectador vai continuar sendo atraído apenas por esses títulos "sensacionalistas". É nosso país! Torço para que um dia isso mude!

    Adorei o blog!! Voltarei sempre que puder e minha conexão lerda permitir!! ^^

    Passe lá no meu blog também: http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    Caso passe por lá, desde já agradeço a visita!

    Beijinhos;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helaina! Obrigada pelo comentário! Tem títulos que realmente n tem nada a ver e outros que são para chamar a atenção, e Shelter é um desses. Identidade Paranormal chama mesmo mais pessoas, mas olhando só pelo titulo, iria pensar q seria um terror fraco, tentando imitar Atividade Paranormal. Também odeio ver filmes dublados -.-
      Fico mto feliz que tenha gostado do blog *-* Visitei o seu e já estou o seguindo.

      Abraços!

      Excluir
  2. Nossa...Assisti o filme e estou simplesmente chocado com a historia. Simplesmente 10 !

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D