sexta-feira, 20 de abril de 2012

Resenha: Adorável Noite



Capa
Editora: Estronho
Autor: Adriano Siqueira
Origem: Brasileira
Ano: 2011
Edição: 1

Número de páginas: 148
Acabamento: Brochura
Onde comprar: Editora Estronho
Sinopse: Vampiros tradicionais retornam sedentos! Castelos, metamorfoses, hipnotismo, força de mais de 10 homens, sua eternidade e as suas fraquezas voltam com a força de como eram as lendárias criaturas da Noite. O vampiro que conquista para obter o sangue direto da fonte e os caçadores que temem e lutam até morrer. Agora tem a sua própria morada, o livro Adorável Noite. Vai tirar das cinzas o vampiro que todos temiam. O poder de apenas levantar uma mão e a vítima se entrega com paixão e devoção. A alma aprisionada dos seus servos. A luta pela sua existência. Tenha uma Adorável Noite na companhia dos vampiros e descubra que o medo também é uma fonte de prazer.


Análise
Contra-capa

Golpes curtos que arrebatam o leitor para cenários onde as trevas são ora aterrorizantes, ora sedutoras e em outros momentos um misto destes dois elementos, eis como poderia definir a antologia “Adorável Noite” de forma simples, contudo o poder dos contos presentes nesta obra vai além das minhas impressões, pois há histórias que fazem com que o leitor realize uma incursão por sua própria alma, questionando seus sentimentos e pensamentos. Um excelente exemplo é o conto “Eu, você e a Naty Vamp, a vampira” em que uma vampira (uma morta-viva) se mostra com uma capacidade acima de um homem (um vivo) para compreender a vida e seus variados tons.
Ilustração interna
As palavras de M.D. Amado (orelha do livro) e Liz Vamp (prefácio) sobre a exímia capacidade do Adriano em trabalhar este fascinante ícone do terror que é o vampiro se prova uma grande verdade, cada narração soa com a voz de alguém com uma autoridade de mestre na área em que aborda, um verdadeiro estudioso do tema. Como poderia ser diferente? Afinal o autor parece respirar isto em seu cotidiano! Os vampiros estão em sua grande coleção de livros, HQs, CDs etc, assim como em seu site que, inclusive, é referência e ponto de divulgação para fãs e artistas dos sanguessugas.
Adriano conseguiu nesta antologia criar uma prazerosa viagem pelas raízes do mito do vampiro, mesmo que a maioria de suas histórias se desenrole em tempos atuais. Essa sensação de estarmos encontrando os ícones clássicos advém do fato que o simbolismo desta criatura se conserva e o encanto que a fez viver até os nossos tempos e provavelmente lhe fará imortal até quando houver uma mente capaz de imaginá-la com todo o seu esplendor e poder.
Antes de começar os contos, Adriano também compartilha com o leitor uma parcela de seus conhecimentos acerca dos mitos vampíricos nos situando sobre algumas das fraquezas dos mortos-vivos, poderes, origens histórias e literárias e como nos tempos modernos esta criatura ganhou tanto fôlego na televisão, cinema e literatura.
Ilustrações internas
Os contos, apesar de muitos serem curtíssimos, não deixam a sensação de que o leitor atravessou um vazio, pois cada palavra deste livro consegue nos marcar como os caninos longos, afiados e alvos de um vampiro e obviamente irão nos proporcionar doces sonhos ou pesadelos, depende de sua perspectiva.
O trabalho com a capa, diagramação e ilustrações do livro feito pela Estronho é estupendo, a qualidade de seus trabalhos sempre são um prazer, pois a experiência literária, para mim, não se restringe em ler as páginas impressas no papel, mas também na vivência sensível com o livro (tato e olfato, sempre cheiro os livros durante a minha leitura...é uma mania).
Recomendo este livro para todo o leitor que busca textos bem lapidados e de verdadeira qualidade sobre o tema vampiros! Abraços a todos! Até outro momento! Boas leituras!

Fonte das imagens: Editora Estronho.


2 comentários:

  1. Realmente o Adriano surpreende o leitor. Gostei da resenha bem elaborada e assino embaixo de suas palavras.

    Muito bom conhecer seu blog. Beijokas elis

    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, antes de ler "Adorável Noite" tinha lido um pouco sobre o Adriando no livro "Livraria Limítrofe" do Alfer Medeiros, desde então fiquei curioso pelos seus trabalhos. Foi muito boa a aventura pelas páginas deste livro e fiquei querendo mais xD Obrigado pelo seu comentário, Elisandra.

      Beijos!

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D