terça-feira, 29 de maio de 2012

Resenha + Promoção: Time Out - Os Viajantes do Tempo



Iniciamos a leitura de mais uma antologia da Estronho. Dessa vez, de ficção científica com contos da tão falada viagem no tempo. Apesar de ser um tema clichê, ele tem de ser trabalhado com cuidado porque é algo bem complexo. Vamos ver como os autores se saíram:

Déjà-vu: O Forte – Roberto de Sousa Causo
Regina Ferreira é uma mulher no final de sua vida. Foi diagnosticada com tumor cerebral e tinha seis meses de vida no máximo. Decide então viajar pelo Brasil, coisa que sempre teve vontade de fazer. Durante uma visita ao Forte dos Reis Magos em Natal, ela se vê mergulhada em uma sensação estranha que não sabe identificar se é uma das seqüelas do tumor ou algo maior e mais incrível...

Uma coisa que me agradou logo no início da leitura foi a narrativa do conto, ela me deixou curiosa para o que viria a seguir, me prendeu. O fato da personagem principal estar morrendo, faz com que nos identifiquemos com ela, pelo fato de ser uma pessoa normal, passando por problemas sérios, à beira da morte. Os detalhes do “sonho” deixam a história ainda melhor.

A Velha Canção do Marinheiro do Futuro – Ademir Pascale
Em 1943, Albert Einstein usou um simples contratorpedeiro para um experimento, que resultou em invisibilidade por alguns segundos, porém, houve um efeito colateral. Os tripulantes agora viajam no tempo, para passado e futuro, a cada 72 horas.

A forma de narrativa desse conto é bem interessante o que torna a leitura bem rápida. O final é bem harmônico com todo o conto o que me agradou bastante.

A Difícil Arte de Lidar com Patrulheiros do Tempo – Miguel Carqueija
O professor Aveleira está em sua sala de trabalho, colocando no papel uma nova idéia, quando recebe um visitante: um patrulheiro do tempo que tem como missão matá-lo.

Um conto muito divertido que me fez rir alto algumas vezes. Ótimo!

Pelas Badaladas do Tempo – Luciana Fátima
Um homem viaja no tempo pelas badaladas do sino, que foi sempre presente nos momentos cruciais de sua vida.

Um conto curto e talvez por isso eu tenha ficado um pouco confusa de início, mas logo me localizei. O achei de certa forma original em comparação aos contos anteriores.

Modelo do Ano – Álvaro Domingues
Paulo e Lucas são amigos desde muito tempo. Sempre foram fascinados com viagem no tempo. Até que Lucas foi seduzido por Wilma, uma mulher que o fez focar em outras coisas... mal sabe ele que foi tudo planejado...

Esse é um conto bastante simples, acho que o mais simples do livro. Normalmente isso não é ruim, mas fiquei esperando mais do conto, pensei que o final compensaria, mas foi tudo simples mesmo.

A máquina da insanidade – Estevan Lutz
Leônidas é um cientista que quer provar que sua teoria está correta e por isso vai contra as recomendações e faz a prova em si mesmo. O resultado é que a máquina ganha o nome de “máquina da insanidade”. Mas será mesmo?

Pra quem já leu o livro pode achar essa pequena resenha confusa ou pobre. A razão é que EU fiquei confusa lendo o conto. Esse é um que considero uma verdadeira história de ficção científica, daquelas com termos que você nunca ouviu falar (pelo menos eu não) e quando chega no final, você entende o que aconteceu, mas solta um: Hã? Não ache que a confusão nesse conto foi algo ruim, significa que o conto foi muito bom!

O Último Trem para Plêiades – Allan Pitz
Diante do amigo incrédulo, Fritz narra sua experiência quando um homem aparece em sua casa lhe dizendo que irá conhecer o Irmão Mais Velho da Terra.

Esse conto é narrado de uma forma bem divertida. A conversa entre os dois amigos é descontraída e contada da mesma forma.

Contra o Apagar das Luzes – Mariana Albuquerque
Um grupo de amigos decide iniciar o processo de construção da máquina do tempo depois que o mundo que eles conhecem encontrou um fim. Consegue e então viajam, mas surpreendem-se quando descobrem onde foram parar...

Esse conto tem um peso de tristeza até chegar o final, que considerei... feliz. Não entendi muito bem como escaparam do problema, mas isso não estragou a leitura.

Ensaio – Viagens no Tempo na Ficção Científica Brasileira: de Observadores a Viajantes do Tempo – Edgar Indalecio Smaniotto

Achei esse ensaio bem interessante. Ele cita algumas obras de ficção científica com viagens no tempo, mostrando como os autores brasileiros evoluíram. Fiquei interessada em algumas obras!

Finalizo esse livro com uma ótima sensação. Os autores souberam em sua maioria lidar com o tão aclamado tema. Se você é fã de ficção científica e gosta de viajar no tempo junto com os personagens, este é mais um livro para a sua coleção!

Booktrailer

Ficha Técnica:
Editora: Estronho
Autor: Vários
Origem: Brasileira
Ano: 2011
ISBN: 978-85-64590-06-9
Número de páginas: 119

PROMOÇÃO!

Iremos agora iniciar o sorteio de um exemplar de Time Out + marcadores!

Exemplar de Time Out e dois marcadores
Vamos usar o Rafflecopter para esta promoção. Pra quem não sabe usar, é simples.
A primeira regra é deixar um comentário válido na resenha do livro (este post mesmo) e deixar na caixinha o nome que você usou para comentar. Atenção: comentários como: adorei! que resenha maravilhosa! lindo! NÃO são válidos.
A segunda e terceira regras são seguir as respectivas contas no twitter. Na caixinha, deixe seu username no twitter.
A quarta regra é seguir publicamente o blog via Google Friends.
Todas as regras acima são obrigatórias.
A última opção você pode fazer uma vez por dia, que é twittar sobre a promoção e colar na caixinha o seu tweet. Só clicar no tempo do tweet no canto superior direito.
a Rafflecopter giveaway


O vencedor será avisado via email e twitter. Ele terá 48h para responder com nome e endereço completo para o envio.
Boa sorte a todos!

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Tb gostei dele Tati, qse n leio ficção científica, mas os contos me agradaram.
      Abraços!

      Excluir
  2. Eu vi esse livro no skoob e já adicionei por que ia comprar, mas achei a sua promo e vou participar com certeza! A historia parece muito boa.

    @hyuugamarcos - http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, obrigada pela participação! E os contos são bons mesmo. Abraços!

      Excluir
  3. Temas 'clichês' como este tem mesmo que serem abordados com cuidado. Mas quando sao abordados de uma forma boa se tornam verdadeiros sucessos entre os leitores! Obrigada pelas dicas! - Ótimas! ^-^ E claro, estou participando da promoçao! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda, obrigada por participar! Nesse caso, o tema foi bem abordado tornando a leitura suér agradável. Abraços!

      Excluir
  4. Mais um livro excelente, e muito bem apresentado, impossível não se sentir "tentado" a ler!

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos!
    Eu comecei a ler livros de ficção científica agora. Lendo algumas das resenhas fiquei interessado no livro, então entrarei no sorteio para poder ler e conhecer mais sobre o assunto.
    Boa Leitura a todos.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, vale a pena a leitura se vc já gosta do tema!
      Abraços!

      Excluir
  6. Gosto de ficção científica. O tema de viagem no tempo é bastante interessante. Fiquei muito curioso em ler o livro pelo tema e pelo desafio de comparar as conclusões a que chegou a resenha com as minhas. Pra isso quero ganhar o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oslec é exatamente isso que queremos. Que ao ler a resenha, vc tenha interesse em ler o livro!
      Abraços!

      Excluir
  7. Eu amo ficção científica, e o tempo é algo que sempre me intriga e fascina.
    O fato de vc não poder votar no tempo, é o clássico "nada se pode fazer depois do leite derramado"
    Achei um livro pra unir essas mhs duas paixões! Se não é possível (pelo menos ainda não)viajar no tempo, pelo menos é possível através dos livros! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laryssa, realmente voltar no tempo é o sonho de todos não é? E não só voltar... e como isso n é possível (pelo menos ainda ne) só nos resta viajar pela leitura.
      Abraços!

      Excluir
  8. luiz henrique abreu nogueira5 de junho de 2012 às 19:28

    A historia do livro parece meio cliche,mas como ja li varias criticas sobre esse livro,me interessei muito em ler e tirar minhas proprias conclusoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, o tema é clichê, mas os contos são bem criativos.
      Abraços!

      Excluir
  9. Eu adoro antologias de contos, especialmente quando se trata de uma seleção de contos de vários autores sobre um mesmo tema. Nesse caso o tema é viagem no tempo e é interessante ver como cada autor desenvolve um assunto tão fascinante; além do mais a leitura de um conto de determinado autor pode servir como introdução para a obra do mesmo e uma antologia se transforma em uma espécie de degustação literária, se você gostar de uma conto certamente vai procurar mais obras daquele autor para conhecer melhor.

    ResponderExcluir
  10. Eu leio poucos livros que tenham viagem no tempo, ou de ficção científica, mas já li. Acho que toda viagem no tempo é uma aventura!! me chamou mais a atenção o conto A Difícil Arte de Lidar com Patrulheiros do Tempo, por causa da questão de ter uma pessoa enviada para matar outra, acho que esse deve ter um clima de suspense maior e muitas outras coisas!!
    Parabéns pela resenha!
    Daiane
    nouniversodaliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não participarei desta promoção, mas podem ter certeza que hoje (15/06), lançarei um post sobre a mesma em meu blog. Sucesso a vocês e, novamente, parabéns pelas excelentes promoções.
    Quero ver uma promoção em parceria entre nossos blogs para muito breve...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Ok, eu sei que disse que não participaria, mas a persistência é a arma dos vitoriosos. Talvez dessa vez eu tenha mais sorte kkkk.
    Grande abraço aos amigos do Policial da Biblioteca.
    Great!

    ResponderExcluir
  13. Quanto à viagem no tempo, o tema não cairá jamais em desuso, pelo menos enquanto a criatividade humana fluir. A limitação do tema é interrompida pela expansão do universo e das possibilidades com uma viagem temporal. Outro ótimo trabalho da Estronho que, se tudo der certo, terá seu lugar na minha estante.

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a resenha..Há tempos que estou de olho neste livro, só me falta mesmo é grana para comprar no momento..

    ResponderExcluir
  15. Gostei da resenha. E mesmo o tema do livro sendo clichê eu gosto, viajem no tempo... Livros de ficção me fascinam, acho que é por causa de Harry Potter, haha. Fiquei super interessada no livro. Participando ;)

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha. E mesmo o tema do livro sendo clichê eu gosto, viajem no tempo... Livros de ficção me fascinam, acho que é por causa de Harry Potter, haha. Fiquei super interessada no livro. Participando ;)

    ResponderExcluir
  17. Gostei do livro..participando!!!

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D