quarta-feira, 9 de maio de 2012

Resenha: História Fantástica do Brasil - Inconfidência Mineira


A idéia de mesclar História com elementos fantásticos logo me conquistou. Ao começar a ler o primeiro conto dessa antologia, pensei que me cansaria, mas muito pelo contrário. Li o conto rápido e ele me agradou de tal forma que tinha vontade de continuar o mais rápido possível. E olha que o primeiro conto não tem elementos fantásticos. Bem, vamos aos contos:

Antevisões distintas do destino de um herói da inconfidência – Chico Pascoal
Como eu disse anteriormente, esse conto não possui elementos fantásticos, mas me agradou bastante. Tanto pela escrita e pela história bem contada. Ele se passa em uma realidade alternativa, dando um novo andamento para a história de Tiradentes. Muito bom! Uma ótima escolha para o conto inicial.

Prometeu Inconfidente – Zé Wellington
Já esse conto tem uma linguagem mais simples, rápida e também gostosa de ler. Conta a história de Eliseu, um jovem cientista que está tentando fazer com que seu nome seja para sempre lembrado. Para isso, ele conta com a ajuda de seu antigo dentista, o doutor Joaquim, também conhecido como Tiradentes. O conto caminha muito bem até o clímax, mas quando acontece, foi um pouco fraco, fiquei esperando mais.

A insurreição de Sorland – A. Z. Cordenonsi
Um conto que é bem diferente da história original com elementos steampunk, nórdicos, um império, revoltas e guerra. No começo achei meio confuso, mas logo me situei e amei!

Dia Marcado – Jota Marques
Esse conto alterou em alguns pontos a história de Tiradentes que os contos acima mantiveram. Mas isso não é uma coisa ruim! Nem sei como explicar esse conto sem soltar spoilers. Posso falar que Joaquim, conhecido também como relojoeiro, participava de um grupo que buscava a liberdade do povo mineiro, mas foi obrigado a trair seus colegas após ser relembrado do seu passado.

Revelações de Páscoa – Amanda Reznor
Eu só fui entender esse conto quando li o último parágrafo (acho que essa é a idéia). Mesmo depois de ler, fiquei pensando nele um tempo para juntar todas as pontas. Conta sobre Helena, uma jovem que está em Portugal e deseja aproveitar o máximo antes de voltar ao Brasil. Em um dos pontos turísticos, ela vê um homem estranho vestido com uma túnica marrom. A partir daí as coisas começam a mudar... para pior.

Sanguineus Regium – Goldfield
Um conto bastante envolvente, daqueles que você entra de cabeça. Me senti realmente lendo uma história de heróis. Ele mostra os heróis da Inconfidência reunidos para lutar contra um inimigo em comum. Um inimigo sombrio e maligno.

Dirceu – Davi M. Gonzales
Um conto narrado muito bem em primeira pessoa. Ele é chamado de Dirceu, embora não seja seu nome verdadeiro. Ele conta como foi que entrou para o grupo que buscava a liberdade dos impostos absurdos que Portugal exercia sobre o ouro de Minas. O conto se passa no passado (não, isso não é óbvio), mas são citadas tecnologias futurísticas. Bem interessante.

E acabou! Acostumei com antologias com mais de dez contos e esse achei curtinho xD Agora estou com vontade de comprar A Guerra dos Farrapos...
 
Ficha Técnica:
Editora: Estronho
Autor: Vários
Origem: Brasileira
Ano: 2012
ISBN: 978-85-64590-14-4
Número de páginas: 148

Leia parte do conteúdo aqui

8 comentários:

  1. Opa! Olá Priscilla! Que bom que tenha gostado do meu conto. Realmente, a tentativa de mostrar uma américa colonizada por nórdicos exigiu muita informação no início do texto, principalmente para ligar a história "real" com a realidade alternativa que eu apresentava.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, achei bem interessante os elementos que vc utilizou e a confusão só foi de início mesmo =)
      Abraços!

      Excluir
  2. Esse livro parece incrível, essa coleção estronha promete! Primeira resenha que li desse livro e adorei!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei da resenha, confesso que ainda não li o livro na íntegra por falta de tempo, mas pretendo em breve. Fico contente por ter gostado de meu conto. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Priscilla, quero agradecer pela resenha do nosso trabalho. É algo gratificante.
    um abraço,
    Chico P.

    ResponderExcluir
  5. Olá Priscilla, quero agradecer pela resenha do nosso trabalho. É algo gratificante.
    um abraço,
    Chico P.

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D