quinta-feira, 19 de abril de 2012

Entrevista com a escritora Janethe Fontes

Olá, caros leitores do Policial da Biblioteca! Este post é muito especial, visto que se trata de uma entrevista com uma autora nacional. Fico muito alegre a cada conquista que o Policial da Biblioteca consegue e poder proporcionar aos nossos leitores a oportunidade de conhecer um pouco mais dos escritores de nosso próprio país para mim é motivo de muita alegria. Como leitor, fico muito feliz em ter a chance de dialogar com escritores, pois mesmo depois de me aventurar por suas mentes colocadas no papel sempre fico com o desejo de saber mais! Então, aqui estamos em uma entrevista com Janethe Fontes, autora dos livros "Vítimas do Silêncio" e "Sentimento Fatal".



Janethe, antes de qualquer coisa quero agradecer a gentileza de me conceder uma entrevista e a atenção e tempo que dedica à este simples blogueiro e leitor  Bem, agora vamos às perguntas. 

1 – A primeira coisa que penso quando leio um livro é “Como esse escritor produziu este livro”, então quero lhe perguntar: Como foi o processo de escrita de “Vítimas do Silêncio”?
O processo de desenvolvimento do meu primeiro livro, Vítimas do Silêncio, aconteceu em etapas, ou seja, em fases. Primeiro, surgiu a vontade de escrever. Depois, fui imaginando uma história. A princípio, as idéias vinham de uma forma meio caótica, mas depois fui conseguindo organizar o enredo. Demorei um pouco para colocar tudo num papel, porque o tema abordado demandava muita leitura, muita pesquisa e dedicação. Obviamente, a produção de um livro demanda algum tempo, mas como não sou advogada, não sou médica e não fui vítima de nenhuma violência sexual, tive de pesquisar muito para construir as personagens e as cenas de uma maneira verossímil. Depois de compor tudo isso mentalmente é que passei a redigir o livro.

2 – Uma coisa que me chamou a atenção foi que em dois pontos importantes da trama a biblioteca da casa de William serve como cenário. Isso foi proposital? Caso tenha sido, qual o motivo?
Geralmente, quem tem uma biblioteca em casa, procura o local para se isolar, refletir, ler, estudar. É um local onde você está só e ao mesmo tempo acompanhado com seus “amigos livros”. A biblioteca reflete um pouco da personalidade do William no início da história.

3 – Quando, como e por que você decidiu ser escritora? 
Na realidade, a vontade de escrever aflorou cedo, ainda na adolescência, mas somente aos 28 anos de idade criei coragem suficiente para seguir meu coração e comecei a escrever Vítimas do Silêncio. Sou muito crítica comigo mesma e com meu trabalho, sou o meu pior algoz, acho que por isso levei tanto tempo para me encorajar.

4 – Achei muito interessante como você conseguiu conciliar momentos belíssimos no livro com instantes de tensão ou tristeza profunda, então gostaria que você deixasse alguma dica para quem deseje seguir esta carreira, afinal muitos leitores do Policial da Biblioteca escrevem seus textos e nutrem o desejo de um dia publicar um livro.
Para publicar um livro no Brasil, a pessoa precisa ser muito perseverante, pois não é nada fácil. Aliás, é complicadíssimo! Mas se o desejo de publicar for forte o suficiente para enfrentar toda a batalha que se tem, siga em frente!!! 

5 – Pesquisei um pouco sobre seu outro livro “Sentimento Fatal” e pude perceber que a figura da mulher oprimida que busca superar algo está presente também nessa obra. Gostaria de saber se isso se deve à influência de algum outro escritor. 
Influência direta não, pois na literatura brasileira ou mesmo na literatura mundial é difícil encontrar escritores que abordem a violência sexual e doméstica, exceto em livros autobiográficos. Mas, sabe de uma coisa? Acho que indiretamente o escritor acaba sim sendo influenciado.

6 – Pegando gancho na pergunta anterior quero lhe perguntar quais são seus autores favoritos e qual o motivo deste amor por eles. 
Acho que vou decepcionar algumas pessoas ao responder isso (rsrs). Sou muito eclética em termos de leitura. Gosto de vários autores. Entre os brasileiros, posso destacar Érico Veríssimo (me impressionei bastante com o livro Olhai os lírios do campo) e Machado de Assis (com Dom Casmurro). Mas curti muito também, principalmente na minha fase de adolescente, os livros de Sidney Sheldon e Agatha Christie.

7 – Quero saber se você poderia conceder alguma pista para o Policial da Biblioteca sobre seus futuros trabalhos. Já tem algo sendo produzido? 
Sim, tenho 2 livros “engavetados” e meio mundo de histórias em mente (rsrs). Mas, se Deus quiser, o terceiro livro (Doce Perseguição) sai ainda neste ano. Já mandei a obra para algumas editoras e estou aguardando a resposta.

8 – O que você está achando do sucesso que seus livros estão fazendo? 
Obviamente, é muito bom ver meu trabalho sendo reconhecido. Mas não me deixo enganar, pois sei que ainda preciso “quebrar muita pedra” para conseguir conquistar espaço no meio literário.

9 – Por último gostaria de saber se você tem planos de fazer o lançamento de algum livro na região nordeste. Moro em Alagoas e infelizmente aqui há raríssimos eventos assim. 
Claro que sim! Tenho muita vontade de fazer lançamento ou sessão de autógrafos na região do nordeste, minha terra natal. Afinal, eu nasci em Pernambuco, e apesar de ter vindo para São Paulo com 6 meses de idade e quase toda a minha família morar em Sampa ou no Paraná, tenho muita vontade de conhecer melhor essa região. Além disso, muitos dos meus leitores são nordestinos e sempre reclamam que há poucos eventos por aí. 

Gostaria de lhe agradecer pela entrevista, dizer que achei seu livro maravilhoso e lhe desejar muito sucesso! Abraços!
Eu é que agradeço pelo carinho, por suas palavras tão gentis. Foi um grande prazer fornecer esta entrevista ao Blog Policial da Biblioteca! Grande abraço.

Como vocês puderam ler a Janethe Fontes além de uma escritora talentosa se mostrou na entrevista uma pessoa super atenciosa. Aqui no Policial da Biblioteca valorizamos os escritores que sabem valorizar os seus leitores e estes autores sempre podem contar com o nosso apoio, afinal o Policial da Biblioteca existe para isso: Apoiar e divulgar a literatura, tanto nacional quanto internacional! Abraços! Boas leituras à todos! Até outro momentos...ah, aguardem, em breve haverá uma grande notícia! Caso queiram conhecer um pouco mais sobre a Janethe vocês podem acessar o site dela:  http://janethefontes.blogspot.com.br/

P.S: Leiam aqui a resenha de "Vítimas do Silêncio".

3 comentários:

  1. Que entrevista gostosa :3 Obrigada pela atenção e dedicação Janethe!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ednelson, a entrevista ficou interessante e leve, ela é muito simpática e atenciosa. Achei bonito o trabalho todo de pesquisa dela para retratar um assunto tão doido e polemico.

    Tem promoção lá no blog, sinta-se convidado a participar, bjos
    http://enquantoescrevoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernanda. A Janethe é mesmo super dez, sabe tratar os seus leitores com a devida atenção. Okay, visitarei o seu blog ^-^

      Beijos!

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D