quarta-feira, 18 de abril de 2012

Resenha: Vítimas do Silêncio


Editora: Universo dos Livros
Autora: Janethe Fontes
Origem: Brasileira
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 192
Acabamento: Brochura

Sinopse: Uma garota é vítima de um estupro e tenta reconstruir sua vida. Porém, o criminoso está mais perto do que poderia imaginar e continua perseguindo pessoas que ela jamais gostaria de ver envolvidas nessa história. Quando finalmente ela acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela época tão difícil, o passado volta para acertar as contas e ela só tem uma alternativa: encontrar o criminoso antes que ele faça outras vítimas.

Análise

“Margarida fez um esforço para evitar que as lágrimas caíssem, enquanto pensava no quanto a vida pregava peças nas pessoas. Pois, há quase oito anos, chegara a São Paulo grávida e totalmente sozinha. Tivera que vender até um precioso bem que sua avó havia lhe dado para que pudesse pagar o aluguel de um velho, apertado e mal cheiroso quarto de pensão [...]”
—Pág. 163.

Grandiosas saudações, leitores do Policial da Biblioteca! Como estão as leituras de vocês, meus caríssimos amigos? A minha lista de livros para ler só vem aumentando, isso é uma maravilha! Contudo, criei algumas “regras” para definir a ordem em que lerei os livros. Por exemplo: autores nacionais são passados a frente na lista sempre. Acho que esse meu pequeno gesto é uma forma de reconhecer o trabalho dos escritores de nossa nação e estimular a produção literária, além de incentivar o surgimento de novos leitores, em nosso país que lê tão pouco. Vocês talvez estejam pensando: “Mas como um blogueiro que lê e escreve sobre livros pode ter tamanho poder?” Pois vou lhes dizer...quando temos um trabalho reconhecido e valorizado tendemos a nos sentir mais estimulados a trabalhar, correto? Quando conversamos com alguém sobre algo muito bom e que é de nosso próprio país nos sentimos orgulhosos de que algo tão bom seja de nossa nação e muito provavelmente vamos à procura disso, correto? Então, eis o poder dos blogs literários! Como não poderia deixar de ser, depois destas palavras, a resenha de hoje é do livro de uma autora nacional (Janethe Fontes). Sem mais demora vamos às minhas impressões deste livro...
Quero começar comentando sobre a relação da capa do livro com o seu conteúdo, pois foi algo que me chamou demais a atenção. A imagem da capa, antes mesmo que eu visualizasse sequer uma letra de suas páginas, já me fez imaginar que a trama pela qual iria me aventurar deveria ser dotada de uma carga emocional extremamente pesada e de grande sofrimento, contudo quando comecei a dar meus primeiros passos por este livro tive uma surpresa. Apesar de o enredo ter um pano de fundo que é um tema muito sério e complicado de abordar com pessoas que foram vítimas (o estupro), a narração também possui momentos de descrições belíssimas e diálogos que conseguem ir além da tensão do tema a partir do qual o livro se desenvolve, mas que não é o seu foco. A maneira como a autora conseguiu colocar nas páginas momentos de grande tensão lado-a-lado com instantes de profunda doçura e demonstração de sincero amor, sem que as diversas emoções que preenchem as páginas da obra parecessem uma mistura confusa, é prova mais do que suficiente de talento, afinal não é fácil conseguir guiar o leitor por diversos níveis emocionais e ainda conseguir mergulhá-lo em cada um deles, principalmente quando de uma página para a outra ocorre essa transformação.
Nessa história acompanhamos Margarida Esteves, que inicialmente possui 17 anos, uma garota que se mostra nesse primeiro encontro uma figura fragilizada pelo trauma que viveu e que desolada procura fugir do mal que está bem próximo dela, contudo a sombra de seu opressor parece persegui-la onde quer que vá e desta maneira fugir se demonstra como uma tentativa vã de encontrar a cura para si mesma.
Margarida ao longo do livro enfrenta muitos dissabores, mas também encontra refúgio ao lado de boas pessoas que de uma forma ou outra lhe ajudam a se desenvolver e os personagens secundários não são realmente secundários. Okay, vou lhes explicar melhor. É o seguinte: normalmente as pessoas tendem a considerar os personagens secundários como figuras de pouco destaque nas tramas dos livros, mas a Janethe conseguiu criar personagens secundários que tem tanta importância quanto a própria Margarida e que são fundamentais para o fluir das páginas nos brindando com pensamentos e lições de alto valor. Um excelente exemplo é William, um jovem que depois de um acidente em um salto de paraquedas ficou paraplégico. William, que antes era o ânimo para a vida em pessoa, se sente preso para sempre à sua atual condição e sua falta de perspectiva para a vida acabou lhe arrastando para um estado de constante de desânimo, porém a terna Margarida será como um raio de sol na vida de William e desempenhará um papel fundamental na sua transformação. Achei tão belo como a situação entre William e Margarida nos mostra que há coisas que não acontecem por acaso e que coisas muito ruins também podem nos conduzir à contextos que nunca imaginamos e uma vez dentro deste contexto temos a oportunidade de gerar uma mudança para o bem na vida de uma pessoa. Obviamente que o mal nunca é algo desejável, porém uma vez que sofremos uma injustiça ainda temos o poder de extrair lições que nos tornaram seres humanos melhores e capazes de amar verdadeiramente os nossos semelhantes.
Quando tudo parecia bem na vida de Margarida, o fantasma de seu passado retorna e dessa vez ameaça pessoas que lhe são próximas e muito amadas, assim ela percebe que fugir nunca foi a solução para o seu problema e com determinação opta por enfrentar o monstro que a persegue, olhar em seus olhos que refletem um abismo pérfido e pôr um fim em sua maldade. Nesse ponto Janethe conseguiu narrar cenas de uma sensibilidade tão grande que me fizeram lacrimejar e algumas vezes fechar o livro para me recompor. Sim, eu admito, às vezes choro com livros. Não acho isso uma demonstração de fraqueza emocional, mas um sinal de que a história é tão bem escrita que pode, mesmo sendo uma ficção, gerar apreensão em nossos corações e uma tristeza autêntica. Muitos leitores, estou falando especificamente dos homens, não confessam que se sensibilizam com livros, alguns acham que isso é uma declaração de fragilidade e que assim estão se equiparando com seres fracos. Acho uma bobagem pensar assim, mas infelizmente o nosso mundo está tão bruto e sem amor devido a pessoas que pensam que ter sentimentos é ser um homem inferior. Janethe, parabéns! Você conseguiu me fazer chorar com seu livro.
Paralelamente ao caso principal do livro, a autora conseguiu narrar alguns eventos que por contrastar drasticamente com os momentos de beleza do livro mostram de forma tão explícita como o ser humano pode ser seu próprio lobo e como o homem pode ser o maior dos monstros, há personagens pelos quais o leitor não conseguirá sentir outra coisa além de ódio e torcerá pela punição deles.
O livro não é unicamente um alerta sobre como a violência à mulher é um mal que deve ser combatido pelas pessoas que acreditem em um mundo melhor, mas também é uma história sobre superação, sobre como o amor pode ser uma força construtiva indispensável para que as pessoas se curem, sobre como  fugir de algo nunca é a solução, devemos sempre enfrentar nossos demônios, e sobre como acreditar e lutar por um final feliz é possível mesmo em um mundo em que o sol nem sempre brilha para todos. Recomendo este livro! Boa leitura à todos! Até outro momento!

18 comentários:

  1. Não conhecia o livro nem a autora, mas assim como vc ao ver a capa (ela chorando com a maquiagem toda borrada) deu para ver que seria um livro com assuntos sérios e mais densos. Ainda bem que a autora conseguiu colocar uma leveza nisso.
    Parabenizo muito vc por colocar os livros nacionais a frente de outros, realmente precisamos prestigiar nossos autores.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Janethe Fontes foi uma ótima descoberta para mim dentre os autores nacionais. O meu gesto de ler sempre os autores nacionais antes dos demais é o mínimo que poderia fazer para incentivar a produção literária no Brasil. Agradeço o seu comentário, Ariana.

      Beijos!

      Excluir
  2. Também não conhecia livro e autora. O tema é bastante oportuno. A violência à mulher é infelizmente uma tônica que nos remete a sociedades antigas, no qual a mulher era identificada como um mero objeto (coisa). Parece que não vencemos tal período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo descobrir novos autores e livros, né? Realmente o tema é de grande importância em nossa sociedade que ainda teima em preservar certos "primitivismos".

      Abraços!

      Excluir
  3. Eu já ouvi falar bastante desse livro. Sigo a autora no Twitter há algum tempo, apenas não tive ainda a oportunidade de conhecer seu trabalho. Já li resenhas excelentes sobre o livro e que me fazem pensar que esse é o tipo de leitura que eu gostaria de fazer.
    Gostei de sua resenha, foi muita verdadeira e traduz o q vc realmente sentiu ao lê-lo.
    Tenha um ótimo final de semana ^^

    @morenalilica
    http://doceinsensatez.com/blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, esse livro é muito bom! As resenha falam palavras sinceras. Esse livro desperta sentimentos profundamente, não poderia ser diferente...é muito bem escrito! Tenha um ótimo final de semana também, Lilian!

      Abraços!

      Excluir
  4. Noossa....Essa capa acaba comigo...É muuuito demais...
    Adoro livros com capas assim...sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas quase sempre eu faço isso...rsrsrs...e ao julgar a capa desse livro, eu com certeza o compraria...
    amei a história...realmente, me impressionei.
    já tinha lido algumas resenhas antes...e há um tempinho ( tempãão) estava pensando em comprar o livro...mas fui adiando por causa de uns lançamentos aqui, outros ali...e agora, a promoção do blog...vamos fazer assim: se eu não ganhar, compro o livro!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capa é um capricho!
      Julgar um livro somente pela capa é um erro mesmo, contudo o deleite da experiência da leitura passa pela capa, logo é perdoável essa nossa maneira de observar os livros.
      Okay, se não ganhar compre mesmo o livro. Vale a pena! :D

      Abraços!

      Excluir
  5. me parece ser um otimo livro, e ainda bem que existem muito autores nacionais com otimas produções e que felizmente estao conseguindo ganhar dinheir e viver de escrita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um ótimo livro. Se puder comprá-lo, não irá se arrepender! Garanto! Uhum, no Brasil os escritores estão conseguindo aos poucos se manterem mais de sua obras. Isso é bom para nós leitores também, afinal quando eles possuem mais tempo para escrever isso significa que teremos mais livros para ler :D

      Excluir
  6. Este livro é mesmo muito tenso, uau!
    Imagino como vou me sentir lendo, só sua resenha já me passou um arrepio.Por outro lado, fico mais tranquila em saber que a linguagem é tranquila e tenta amenizar a tragédia.
    Gostaria muito de ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tensão é uma boa palavra para definir "Vítimas do Silêncio". Sim, a linguagem usada sabe alternar momentos de profunda pressão com instantes de alívio para não deixar o leitor tão sobrecarregado sentimentalmente. Boa sorte na promoção. :)

      Excluir
  7. Virginia de Oliveira17 de maio de 2012 às 09:58

    O livro aborda um assunto polemico, a violência contra a mulher infelizmente ainda existe. A sua resenha me deixou curiosa, gostaria muito de ler esse livro e ver como foi que a autora escreveu sou esse assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um assunto polêmico, mas que ainda é muito pouco denunciado pela nossa sociedade. Leia, mesmo caso não seja sorteada. Garanto que não vai se arrepender!

      Excluir
  8. Nossa. Adorei a resenha. Juro que me deu vonde de ler esse livro agora mesmo.
    E surpreendendo o quando vc ficou envolvido com o livro. E ainda por cima e de uma autora brasileira.
    Gostei muit da resenha. Vc capitou a essencia do livro de ma forma tão verdadeira.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário. kkkkkkk Se você sentiu vontade de ler o livro, a minha resenha obteve sucesso.
      Sim, os autores brasileiros são muitos bons, só que poucas pessoas ainda "sabem" disso.
      Sempre procuro em minhas resenhas mergulhar bem no livro para comentar.
      Beijos!

      Excluir
  9. Traumas tao profundos como este que aconteceu com a personagem do livros sao dolorosos. Colocar a tona sentimentos que nos machucam é sempre dificil e ao serem contados é facil perceber que as pessoas se interessam e se preocupam com o caso. A resenha deste livro mostra que ele sera um sucesso e despertara nos leitores muita curiosidade e atenção. Adorei a resenha! Pretendo te-lo em breve! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, traumas são coisas difíceis de tratar. São como marcas ou feridas que mesmo quando tentamos curar, costumam abrir ainda mais, contudo são coisas necessárias de serem abordadas para que a vida continue. Isso é exatamente o que a personagem principal nos passa. Sim, esse livro é maravilho. Não é à toa que recebeu elogios meus e sou muito sincero em minhas análises. Obrigado pelo seu comentário. Compre mesmo...ah, você pode ver se encomenda com a autora para conseguir seu exemplar autografado! :)

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D