sábado, 21 de julho de 2012

Crítica: [REC] 3 Gênesis


Título Original: [REC] 3 Gênesis
Diretor: Paco Plaza
Roteiristas: Luis Berdejo
Paco Plaza
Produtor: Julio Fernández
Fotografia: Pablo Rosso
Montagem: David Gallart

Crítica 

Quando me predispus a me reunir com meus amigos mais uma vez para assistir, dessa vez, ao terceiro longa da franquia espanhola REC (isso já virou uma espécie de “ritual” sempre que um novo filme deles é lançado, e admito que é a parte mais divertida) a primeira coisa que pensei foi: “poxa... lá vem mais zumbis escandalosos, câmeras tremidas e infindáveis sustos numa ótima franquia de terror. Se conseguirem repetir a dose dos dois primeiros filmes eu me darei por satisfeito”. E foi exatamente com essa mentalidade que meu mundinho de esperanças com relação ao novo filme do diretor Paco Plaza (um dos dois que dirigiram o filme original) foi por água a baixo. Infelizmente eu preciso dar a noticia para os fãs mais ardorosos que ainda não tiveram a oportunidade de assistir o terceiro filme: NÃO ASSISTAM! É UMA BOS...!


Eu poderia simplesmente terminar a resenha por aqui e deixar que vocês conferissem com seus próprios olhos (o filme já está disponível para download em ótima qualidade, mas com uma certa dificuldade em se encontrar legendas em português). Entretanto, como eu não sou uma criatura naturalmente malvada, vou citar aqui os principais pontos que achei defeituosos, desconsiderando o fato principal de que O FILME INTEIRO é um defeito e que a sensação que eu tive quando terminei de assisti-lo foi a de que os diretores, produtores, atores e quaisquer envolvidos na produção desse filme tentaram me estuprar intelectualmente.

Seria um grito de desespero ou de arrependimento por ter feito o filme? rs
O primeiro ponto falho, ao meu ver, foi o total (ou quase) abandono as origens. Ironicamente o filme se chama “Gênesis”, mas estou me perguntando até agora o porque desse título, já que ele simplesmente não explica nada por nada. Muito pelo contrário, só joga mais lenha na fogueira, quando ela simplesmente não precisava mais ser acesa. Se antes tínhamos uma história rasa, mas bem trabalhada, com inicio, meio e fim (ainda que não fossem os melhores finais do mundo, mas perfeitamente aceitáveis e até mesmo plausíveis) em REC e REC 2, o que vemos em REC 3 é um amontoado de frases clichês (até mesmo já usadas nas produções anteriores) do tipo “estou filmando porque todos precisam saber da verdade”, pessoas correndo, zumbis super poderosos saltando do segundo andar das casas e cenas de morte muito mal elaboradas, até mesmo para um filme de produção duvidosa. O ataque inicial do Tio da noiva, o primeiro infectado, por exemplo, apesar de ser idêntico ao ataque da senhora idosa presa no prédio em “REC 1” não tem nem ⅓ do mesmo impacto causado pela falta de trilha sonora, aliada ao ambiente obscuro e a câmera tremida do primeiro filme.

A caracterização dos Zumbis é uma das poucas coisas "boas" do filme
E por falar em técnicas de filmagem, até mesmo essas origens foram abandonadas no longa. Aqui não existe mais a famosa câmera tremida, o tal do “falso documentário”, bem estilo “Cannibal Holocaust” ou “The Blair Witch Project”, pelo qual o próprio REC ficou bastante conhecido e que, ao meu ver, era o diferencial dele em meio aos tantos filmes de zumbis que inundam as prateleiras das videolocadoras atualmente. Até mesmo a interpretação dos atores, ao meu ver, foi prejudicada nessa mudança brusca de características técnicas. O inicio do filme é apresentado como um falso documentário, com um dos parentes dos noivos filmando a festa de casamento, e até aqui as atuações são muito boas. A sensação de verossimilhança que os atores passam chega a impressionar. Só depois de alguns minutos, quando o ataque zumbi realmente começa, é que adota-se o sistema “comum” de filmagens. E infelizmente aqui a coisa desanda de vez e os atores parece que simplesmente se esqueceram de como deveriam atuar. 

Gastaram, muito provavelmente, bem mais dinheiro para produzir esse filme, abandonando o estilo “falso documentário” do que os anteriores e conseguiram fazer um trabalho infinitamente inferior. Com exceção das poucas cenas no interior da festa após o casamento, mal iluminadas propositalmente (e que, essas sim passam uma certa sensação de angústia, diante do primeiro ataque dos mortos vivos), o resto do filme, mesmo tentando, não convence no quesito fotografia. O longa é tão ruim que é complicado até mesmo encontrar palavras para explicar o “talento” que o diretor teve em não conseguir preencher a história com um momento sequer de clímax que fizesse o telespectador ficar preso a cadeira, esperando, angustiado, pelo próximo ataque zumbi.

A famigerada cena da Serra Elétrica: Uma desculpa esfarrapada para mostrar as pernocas da protagonista rs 
Os zumbis, a proposito, são outra grande falha do filme. Tudo bem que em REC 2 foi explicado que há toda uma origem cientifica E espiritual e talz para os famigerados mortos vivos (um dos poucos pontos que não me agradaram no segundo filme, mas enfim...) mas convenhamos... (spoilers a frente) O que são aqueles “tremeliques” esquisitos no momento em que o Padre “exorciza” os bichinhos pela sistema de som do casamento? Se deixarmos uma batida eletrônica de fundo musical a impressão que ficará é que os zumbis são playboyzinhos mal vestidos fritando numa rave. Simplesmente ridículo. E por que, afinal de contas, enquanto alguns zumbis são ágeis, correndo feito macacos loucos na selva amazônica atrás de comida, outros são lerdos feito bichos-preguiça? Admito que se analisadas a fio são questões secundarias e sem muita importância (afinal, quem se importa para as motivações ou até mesmo para o modo como os zumbis aparecem nesses filmes? A carnificina é o que conta rs), mas são tantos pontos falhos que acaba sendo difícil ignorar, até mesmo os mais insignificantes.

Enfim... Resumindo em miúdos e sem querer detonar mais ainda o filme, “REC 3” simplesmente não se sustenta. História fraca e previsível (até mesmo para os padrões de filmes gore), produção razoável (afinal a caracterização dos zumbis e dos demais personagens - com exceção daquela armadura medieval ridícula que o noivo usa em um trecho do filme - ainda se salva) e a quase total ausência de bons momentos de terror fazem desse o pior filme de toda a franquia. O meu conselho é simplesmente ignorar a existência desse filme e esperar que REC 4 volte REALMENTE as origens e salve o que ainda resta de uma das melhores franquias de terror dos últimos tempos.

37 comentários:

  1. Perdi meu tempo vendo esse filme, que decepção rec 3.

    ResponderExcluir
  2. Assisti ontem a noite com minha namorada e infelizmente não tinha visto sua crítica antes. É uma porcaria sem tamanho! Fiquei chocado com o o que fizeram com essa sequência, a gota d'agua foi o cara com aquela maldita armadura. Parecia aquela narração do Cleber machado quando comecei a ver o filme: Agora sim, agora sim...( a armadura) Agora nããooo!

    ResponderExcluir
  3. Filme estranho, até agora não entendi:

    1- O filme se passa antes do 1,2 durante ou depois?

    2 - O padre Albelda que o corpo foi achado no 2, e que fez os espirmentos na menina Medereiros é o que tá no 3, então...foi antes?

    3- Mas aparece durante o filme noticiarios sobre o filme quarentena, entao é depois?

    4 - Entao o capeta veio do cachorro, ele possuiu o totó? é o mesmo do 1 filme ou outro?

    5- Daonde surgiu a menina medeiros como a primeira encapetada e aquela que poderia ser a salvadora do mundo?

    6 - Será que a noiva Clara sobreviveu, vão coloca-la em cativeiro e esse bebe zumbi que nascerá é a menina medeiros?

    7 - Cadê a reporter do 1,2 que tava com a capeta no corpo?

    Vão ter que ser muito criativos pra juntar nexo no 1,2,3 para fechar o possivel 4 filme.

    Que bomba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 - Durante.
      2 - Não, não é ele.
      3 - Sobre o REC, você quis dizer. É durante, pois a transmissão é ao vivo.
      4 - O cachorro é o mesmo. Provavelmente a infecção começou a partir do cachorro.
      5 - Isso vai ser explicado no 4º filme, eu espero.
      6 - Não, ela morreu. Menina Medeiros nasceu muito antes.
      7 - Tava no prédio e depois saiu. O 4º vai mostrar o que acontece.

      Excluir
    2. cala boca digaçado eu te odeio apartir de agr fela duma duma mae tomara q vc morra hoje dps dessa mensagem mds que vontade de cagaa na mao e tava um monte bosta pra se junta com um monte de bosta da sua cara seu otario de merda

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Caracas, sua crítica tem todo o meu apoio e sentimentos em relação ao filme. O filme é todo errado, e isso em questão de cinema mesmo, não apenas de filmes de terror ou da série [REC] em si. Ao meu ver, os produtores desse filme enlouqueceram, pois abandonaram duas características que tornaram os dois primeiros muito bons ( se bem que o segundo tem seus probleminhas, como o troço dos demônios) que são as filmagens no estilo falso documentário e o TERROR. Não há um momento de tensão ou terror durante o filme. O roteiro é uma bosta, os atores são ruins (parecem de novela mexicana) e a trilha sonora totalmente errada e amadora!! RESUMINDO: FILME HORRÍVEL!!

    ResponderExcluir
  6. eu só não entendi porque o título é genesis, mas gostei do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria Genesis pelo texto biblico que o padre leu no final usando o sistema de som? é a unica explicação plausivel para o titulo...

      Excluir
  7. concordo com tudo dito acima!!! resumindo pra quem ainda nao assistiu o filme, assista apenas a parte que ele usa uma armadura ridicula e vai atras da sua noiva que cena deprimente. resume o filme inteiro, e ainda por cima mudam a camera o fim acabaram com o filme! tomara q eles voltem as origens no 4 e expliquem tudo pq o 3 foi um dos PIORES FILMES DE TERROR QUE JA ASSISTI!!!!

    ResponderExcluir
  8. Também fico na expectativa que voltem às origens de verdade no quarto filme e que salvem a franquia, porque esse terceiro merece ser esquecido rsrs.

    ResponderExcluir
  9. Penso que o filme se passa durante o 1 e 2, mas mostrando outra situaçao nao sendo so a do predio( o que perde um bocado de qualidade), o padre que aparece nao e o padre albelda pois ele ate fala nesse padre o padre que aparece dever ser alguem que ja sabia do trabalho do padre albelda,penso que o titulo genesis quer mostrar que e o inicio do fim e isso ve se quando o casal de noivos sai da quinta onde se realiza o copo de agua onde ha o caos completo e esta minha ideia complementa se com o titulo do 4 filme APOCALIPS. Esperava um bocado mais,deveria ter continuado com o genero documentario, mas tenho a certeza que este realizador nao nos vai desiludir para o proximo filme!!

    ResponderExcluir
  10. Neste 3 filme "eles" optaram por terror/comedia...Sinceramente estou de acordo com quase tudo o que já foi dito, mas pelos comentarios acima de quase todos ficou implicito que o rec1 e 2 foram bons filmes...Eu até respeito todas as opinioes e gostos mas quem percebe minimamente de cinema sabe que sao todos pessimos filmes por isso eu já sabia do que estava á espera...Gostei sim do pequeno trecho da musica do inicio do filme...Cumps.e bons filmes

    ResponderExcluir
  11. O melhor do filme é isto..... http://www.youtube.com/watch?v=vII61QOjWvI&feature=share

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Seria Genesis pelo texto biblico que o padre leu no final usando o sistema de som? é a unica explicação plausivel para o titulo...

    ResponderExcluir
  14. Não achei os dois primeiros ruins. Se você for analisar do ponto de vista "pseudo-intelectual" que a maioria dos críticos levam em consideração para analisar filmes "sérios", então eles são mesmo ruins, já que não se tratam de películas feitas com o intuito de revolucionar ou de trazer algo produtivo, mas sim com o simples intuito de divertir. E se um filme todo feito no interior de um prédio, com uma única câmera tremida, mesmo assim me prende na cadeira durante mais de uma hora, não é bom... então não se o que dizer. Creio que a questão de "bom" é bastante subjetiva nesse caso (o que é bom pra vc pode não ser pra mim e vice e versa). O ponto focado na crítica disse respeito a qualidade técnica, de produção, e ainda que alguns não considerem os outros filmes da série bons é preciso admitir que nisso eles foram bem superiores ao terceiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os gostos de cada um sao sem duvida individuais e subjetivos mas a qualidade nao...Ou tem ou nao tem. Tambem estou de acordo contigo,os primeiros 2 sao sem duvida melhores ou menos maus do que este. Obviamente quando falo em "qualidade" de um determinado filme refiro me a aspetos tecnicos onde se podem analisar varios parametros,representaçao,realizaçao,produçao etc..etc..sendo o argumento o mais importante no meu ponto de vista.Tambem nunca foi prometido ser um filme de "culto" ou algo identico mas esta triologia e mesmo a versao americana estao muito longe dos requisitos minimos de "qualidade".Nao me interprete mal,embora tente á partida filtrar o meu consumo cinematográfico tambem vejo e entretenho me com filmes de menos qualidade.De Portugal para o mundo um abraço e bons filmes....Cumps

      Excluir
    2. Entendo perfeitamente seu ponto de vista Kata. O importante é que chegamos a um consenso sobre nossas opiniões. Um abração grande para você e para nossos visitantes de Portugal (ainda sonho um dia em conhecer esse País. Ouvi dizer que é maravilhoso).

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Curioso...Eu ouvi dizer o mesmo do seu:):):)...Já fiz varias grandes viajens infelizmente o Brasil nunca se proporcionou e até tenho aí familia...Apesar dos tempos de recessao economica que estamos vivendo particularmente na Europa e ainda mais "particular" em Portugal:):),pode ser que um dia a historia se repita e faça a famosa viajem de Pedro Alvares Cabral:):)Abraço enorme para esse pais irmao...Cumps

      Excluir
  15. O pior é terem colocado comédia no filme!

    -John esponja??? Que fica explicando os direitos autorais?

    -Depois da noiva falar no microfone falando que ta gravida, ela encontra os dois metendo e nao tao sabendo de nada... de toda aquela gritaria

    -Cortou o braço dela.. da dois gritos levanta e sai andando???

    -O babaca com armadura tava parecendo filme do didi, ainda joga o escudo fora.. deixa a maça e foda-se

    -O que aconteceu com os que ficaram na igreja?? A avó, e o moleque que filmava?

    -Uma parte mostra duas convidadas zombies nas escadas e um pouco acima o que parecia a menina medeiros... parecia ser um zombie mais antigo... tbm sem explicação

    -Alguém ai viu como que a noiva chegou naquela parte inferior da adega?? Eles saem correndo deixam o padre rezando la e do nada aparecem la embaixo

    -O ator gordo que fazia as filmagens parecia que prometia tanto no começo e não foi aproveitado nada

    -Na cena que a noiva mata a primeira mulher com a serra elétrica... a zombie ainda faz não com a cabeça antes de morrer!! E tenho certeza que o grito dela pareceu um poodle sendo chutado

    -Pra que serrar akela porra do vestido??? Concordo que é uma gostosa mas no filme isso nao tem sentido nenhum!!

    -Encontram o policial que foi comido pela gorda e ao invés de procura uma arma fica tentando usar o radio!

    -Na cena que o noivo ta vendo as tv´s das cameras de segurança fica óbvio que alguem vai aparecer no reflexo... pelo espaço que deixam vazio e tal... mas eu tenho certeza que o cara que apareceu no reflexo não é o mesmo que ele acertou!!

    -Que porra de cena é aquela que o garçom gordo que tá com o noivo de armadura é comido e o escudo volta?? Foi um monstro que comeu ele e arrotou?? Parece cena de filme trash!!

    e Muito mais coisa que eu paro por aqui porque senão fica um saco rsrsrs.. resumindo... não foi nem um pouco surpreendente... comecei assistindo QUERENDO gostar do filme mas nao teve como

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nada faz sentido. Alguns pontos, como do John Esponja, eu achei engraçado...rs Mas as ações dos atores realmente não fazem sentido nenhum. Só uma obdservação que você não percebeu, que a garota Medeiros aparece nos reflexos (o que comprova a tese do padre que os zumbis são governados por uma única entidade). abs

      Excluir
    2. A parte quando o zombie aparece na frente da noiva ela faz uma careta feia e engracada kkkkk

      Excluir
  16. Olá, acabei de assistir agora em alta definição baixando da internet, ainda bem que não gastei dinheiro indo ao cinema para ver esta bosta..aff...disseram que este 3 ia explicar alguns eventos do 1 e 2 mas não vejo enhuma explicação e só acontecimentos bizarros..tsc tsc tsc....tomara que no 4 possam voltar a excência

    ResponderExcluir
  17. Yves, vc não prestou em alguns detalhes do filme mesmo.

    -Cortou o braço dela.. da dois gritos levanta e sai andando???
    Ela já estava infectada neste momento, não adiantou porra nenhuma o cara cortar o braço

    -O que aconteceu com os que ficaram na igreja?? A avó, e o moleque que filmava?
    Eles foram pro ônibus que foi atacado (Na cena da televisão)

    -Uma parte mostra duas convidadas zombies nas escadas e um pouco acima o que parecia a menina medeiros... parecia ser um zombie mais antigo... tbm sem explicação

    Cara, era um espelho, o que você viu era o reflexo da galera que tava fugindo.

    -Na cena que o noivo ta vendo as tv´s das cameras de segurança fica óbvio que alguem vai aparecer no reflexo... pelo espaço que deixam vazio e tal... mas eu tenho certeza que o cara que apareceu no reflexo não é o mesmo que ele acertou!!

    Não era o mesmo porque era o reflexo dele, portanto mostrava como se fosse o demônio, quando ele vira e ataca, ele viu a forma humana.

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo achando ruim.. só eu que achei bom, e até chorei no final? =/

    ResponderExcluir
  19. ouvir dizer rumores nas minhas fontes que havera um quarto filme ,esse sera o ultimo que e o apocalpse

    ResponderExcluir
  20. Acho que o que todos queriam escrever, mas nao escreveram, foi:
    QUE PORRA FILHA DA PUTA DE MERDA, KARALHO!

    Fuderam totalmente a melhor franquia de filmes zombies de todos os tempos!

    O que se pass na cabeça de quem fez essa merda???

    Aquela cena em que o cara da armadura de sao jorge vai mata o Zumbi que era tio dele... o zumbi faz uma cara de espanto/medo quando o "sao jorge" vai bate nele com aquele triturador... MAS QUE MERDA!

    Até imagino os produtores do filme falando..
    "ah, vamos fazer o zumbi fazer uma cara de espanto logo antes de ser atingido... é, é, vai ficar legal!!! "

    De boa, filhos da puta demais por terem fudido o filme!!!

    ResponderExcluir
  21. Cara, vou falar uma coisa... quando eu vi o primeiro REC eu me caguei e achei ótimo o filme. Atuações impecáveis, gravação ótima e não seria prudente cobrar muitas explicações logo de começo no REC 1 e 2 já que nem sabemos até qual filme vai chegar.

    O REC dois achei legal que teria mais ação com a esquipe GEO, mas daí vi que eles não sabem dar um tiro e veio a explicação espiritual da coisa e descubro que os zumbis na verdade são possuídos. Eu achei isso bem cagado de começo, mas quando li a intenção do autor da história eu pensei: "é! Só está querendo explorar o lado religioso, diferente... posso continuar a assistir à franquia, mas daí...

    REC 3... fala sério? O começo como disse foi promissor, mas o resto foi pura besteira. Péssimas atuações, zumbis andando dando tremelique (pareciam aqueles zumbis de filmes MUITO velhos, só faltavam ser verdes), sem contar nas musiquinhas horríveis para as cenas e sons de suspense muito antigos (como aquele trompete, não sei se é o instrumento, mas esse pã-pã-pã não é muito impressionável), aquela música de balada GLS na cena da Clara com a moto-serra e a coisa que me deixou mais pasmo (cuidado, spoiler): os policiais da equipe GEO do REC 2 estavam com rifles automáticos modernos, mas mal sabiam dar um tiro sequer, morreram todos e UM CARA QUALQUER VESTIDO DE "JOHN ESPONJA" MATA UM POSSUÍDO COM 1 TIRO PERFEITO DE UM RIFLE TOSCO? Cadê a lógica nisso?

    ResponderExcluir
  22. Uma coisa que eu não entendo ! O virus do Rec 3 e o msm dos anteriores certo ! Então pq os infectados estão diferentes do 1 e do 2 ? Pois os dos primeiros filmes tem a pele branco,rachada e cheia de bolhas ,e os olhos são vermelho ou preto ! E no 3 ja não tem isso ! So a gosda la que fica assim!mais o rento dos infectados tem olhos azuis e verdes e mais nada '-'

    ResponderExcluir
  23. kkkk que filme bosta...não tem nada a ver com os primeiros...kkkk axo que esse rec seria um filme paródia dos dois primeiros...que atuação lixo...com aquela atriz com a moto serra e aquele cara de São Jorge...kkkkk perdi uma tarde de sono...não vejam...a não ser que queiram sorrir ou se indignar.

    ResponderExcluir
  24. Que bosta de filme!!!!!! ��������������������

    ResponderExcluir
  25. Por que não adiantou cortar o braço dela? Demorou demais sera?

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D