terça-feira, 3 de abril de 2012

Os Evangelhos Apócrifos e o Apócrifo de Gênesis


A palavra “Apócrifo” (Apocryphom, que quer dizer literalmente livro secreto) foi usada a partir do século 5º D.C para designar antigos documentos judaicos que não teriam sido supostamente inspirados por Deus. Do ponto de vista religioso, um evangelho apócrifo é um documento que não apresenta informações “confiáveis”. Neste post irei falar um pouco mais sobre a origem desses evangelhos, sobre o aspecto literário deles (afinal, somos um blog literário e não faria sentido abordarmos o assunto de outra maneira rs), além, é claro, sobre os motivos pelos quais eles não são considerados como “inspirados” por Deus, tendo assim ficado de fora da “versão final” do livro mais conhecido no mundo todo: A bíblia sagrada. Espero que gostem!


Um breve resumo...

No ano de 325 D.C, na antiga Nicéia (hoje cidade de Iznik, província de Anatólia) aconteceu o primeiro concilio ecumênico da Igreja Católica, pelo então imperador Flavius Valerius Constantinus (285 - 337 d.C ), filho de Constâncio I. Tratou-se de uma manobra politica bem esperta do imperador (que era pagão), já que o cristianismo encontrava-se em ascensão entre a população. Constantino aproveitou-se do fato para fortalecer a monarquia do seu governo e inverteu a politica vigente e os cristãos, outrora perseguidos, puderam expressar livremente suas doutrinas religiosas, já que o cristianismo havia se tornado a religião oficial de roma. O fato é que nesse concilio (que ficou conhecido como “o concilio de Nicéia”) Constantino estabeleceu, junto a 300 outros bispos, os parâmetros que iriam reger oficialmente a “nova religião” cristã, e entre eles estava a divisão dos livros que fariam parte do novo testamento bíblico. A copilação final tornou-se a bíblia e os livros que ficaram de fora, que não foram inspirados por Deus, ou de pouca importância, como os que detinham apenas detalhes técnicos, foram considerados como apócrifos, literalmente “não inspirados por Deus”. O que muita gente não sabe é que alguns livros que hoje são considerados apócrifos já fizeram parte da bíblia, mas foram gradativamente retirados graças aos vários outros concílios que vieram posteriormente. Da mesma maneira, livros que já foram considerados apócrifos tiveram uma “segunda chance” e acabaram fazendo parte da copilação que conhecemos atualmente.

Sobre a separação dos textos apócrifos e não apócrifos no concilio de Nicéia, existem várias versões, sendo que grande parte delas está, obviamente, relacionada a fé: Uma versão diz que, enquanto os bispos estavam em oração, os evangelhos depositaram-se sozinhos no altar. Outra diz que todos os evangelhos foram depositados no altar e que enquanto os bispos oravam, alguns caíram. Os que ficaram tornaram-se “oficiais” e os que caíram foram considerados apócrifos. Na minha humilde opinião houve uma certa manipulação por parte de Constantino e seus bispos para que os textos selecionados auxiliassem a reforçar a religião que crescia, naquela, exponencialmente.

A importância dos livros Apócrifos

O fato de serem considerados “falsos”, ou “não inspirados por Deus” não redime a importância, nem de um ponto de vista histórico e, em certos aspectos, nem religioso, dos livros apócrifos. Na verdade, os textos apócrifos são tão importante para compreendermos melhor o aspecto social, cultural e religioso da época, quanto os próprios livros que hoje fazem parte da bíblia. Grande parte deles foi até mesma escrita antes ou pouco depois dos livros hoje copilados nela. E isso tudo não é invenção de Dan Brown, aconteceu mesmo.

Os manuscritos do Mar Morto

Caverna em Nag Hammadi
No ano de 1945 o camponês Muhamad Ali Salmman encontrou, no Alto Egito em Nag Hammadi, um pote de cerâmica que continha 13 papiros encadernados em couro, que posteriormente revelaram-se como a mais antiga versão de um texto bíblico que se tem noticia, datadas de cerca de mil anos antes dos textos originais da bíblia hebraica, além de vários outros textos considerados como apócrifos pela igreja. Se analisarmos o conteúdo dos textos mais profundamente, podemos notar porque alguns foram até considerados hereges. Nos manuscritos a versão divina de Jesus, por exemplo, é deixada de lado e nos é apresentada uma versão mais humanizada de Jesus e de seus ensinamentos.

O Evangelho apócrifo de Gênesis

O Apócrifo de Gênesis é um dos documentos que foram encontrados em Qumram. Foi catalogado como 1QapGen1Q20, já que foi encontrado na gruta 1. São, ao todo, 22 colunas em aramaico, que contam em detalhes a história da criação do universo, da rebelião de Lúcifer, o primeiro anjo, da criação da terra e a história de Adão e Eva. É um dos textos mais bonitos que já li (quem gostou de “A batalha do Apocalipse” do Eduardo Spohr vai adorar ele), que se difere bastante, do ponto de vista literário, dos demais textos bíblicos, já que se assemelha mais a uma “versão romanceada” e mais detalhada do livro em questão, incluindo períodos anteriores aos narrados na bíblia que conhecemos. Sua autoria é creditada ao rei Melquisedeque, do século I e é rico em detalhes, além de bastante emotivo.

Deixo aqui o link para quem estiver interessado em ler a tradução para Português do manuscrito. Recomendo bastante a leitura, principalmente para quem já teve a oportunidade de ler o “Gênesis oficial” que consta na bíblia. Como já citei anteriormente, é uma espécie de “versão aumentada” que relata os pormenores da história (Spoiler: detalhe para a parte em que Deus chora quando descobre a traição de Lúcifer... É de arrepiar). Espero que gostem.

4 comentários:

  1. Gostaria de saber se esse Evangelho Apócrifo de Gênesis que você comenta é verdadeiro? Porque eu fiz uma grande busca procurando fatos que comprovem que esse manuscrito existe, e infelizmente não encontrei nada.
    Talvez me expressei errado, de fato encontrei, mas a história nesse mencionado Apócrifo é completamente diferente do seu Link (e do resumo que você passou para o leitor).
    Nas buscas que eu fiz (fontes muito confiáveis) diz que nesse Apócrifo de Genesis trata-se de Lameque, Noé, Enoque e não de Adão e Eva, história do universo etc. E a mais triste noticia é que esse Apócrifo está incompleto, ou seja não tem como ter uma “versão romanceada” como aqui mencionado.

    Não me entenda mal, outros Apócrifos como o primeiro Livro de Adão e Eva etc, eu pesquisei muito e encontrei evidencias de que eles sim existem, mas esse Apócrifo não, então gostaria de saber no que se baseou? Caso também não tiver nenhuma prova, infelizmente algum engraçadinho criou a história por agora e diz ser o manuscrito.

    Por favor, veja os links abaixo:
    http://en.wikipedia.org/wiki/User:Kyoko/Genesis_Apocryphon

    Um livro de confiança sobre esse Apócrifo:
    http://www.scribd.com/doc/59960776/Dead-Sea-Genesis-Apocryphon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite, voce achou algo mais relevante do Livro de Melquisedeque a Criação do Mundo????

      Excluir
    2. Oi acredito que a questão é fazer o bem e ir pra luz. Não importa mais nada a não ser ir pra luz. Seguindo os 2 mandamentos.

      1 ama seu Deus de todo seu coração.

      2 Amar seu próximo como a ti mesmo.

      E não fica discutindo sabe. Se seguir isso acredito que o pai revelará, pois seguir essas leis é bom.

      Excluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar por esses livros....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D